O Centro-Dia de Referência Josevaldo Bezerra de Andrade, unidade da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) que atende pessoas com deficiência na capital sergipana, promoveu evento em homenagem às mães dos usuários do serviço, nesta quinta-feira, 5. A festividade incluiu um dia de beleza para as mães com diversas atividades promovidas em parceria com o SENAC (maquiagem, massagem e corte de cabelo) e com a Secretaria Municipal de Saúde (aferição de pressão arterial, glicemia, dentre outras).
Prestigiando o evento, a secretária municipal da família e da assistência social, Maria do Carmo Alves, destacou a importância do serviço. “O Centro-Dia de Referência oferece o serviço não só para a pessoa com deficiência, mas também para a família com escuta, acolhida, orientação e oferta de cuidados cotidianos. É um serviço que inclui toda a família”, ressaltou Maria do Carmo, afirmando ser justa a homenagem às mulheres que são mães de pessoas com deficiência e lutam diariamente para dar carinho, amor e condições dignas aos filhos com deficiência.
Segundo a coordenadora do serviço, Jaqueline Guimarães, cerca de 80 famílias foram convidadas para o evento na unidade. “Queríamos proporcionar um dia diferente às mães de nossos usuários, um dia de princesa, onde os cuidados seriam direcionados para elas. Uma mãe de uma pessoa com deficiência foi abençoada por Deus e recebeu um presente”, destacou a coordenadora que também possui um filho com deficiência.
Para a mãe da usuária Adriele Pastora, Maria Pastora, um filho com deficiência representa tudo para uma mãe que o recebe. “Minha filha possui deficiência mental. Realmente, é um presente que Deus nos deu. E depois que ela veio pra cá, ela melhorou muito. Até queria que ela viesse todos os dias, porque ela pede muito para vir ao Centro-Dia. Aqui eles têm desenvolvimento”, afirma Pastora.
Centro-Dia
O Centro-Dia de Referência, unidade da Proteção Social Especial, oferta serviços socioassistenciais para a pessoa com deficiência com foco no desenvolvimento da convivência, fortalecimento de vínculos familiares, social e grupal e aprimoramento de cuidados pessoais. O serviço é oferecido pelo dia dentro de uma programação com atividades específicas para atender as demandas de cada usuário e sua família.