Desde o último domingo, (14 de Setembro), o vereador Lucas Aribé (PSB), em pareceria com diversas instituições, realiza a segunda edição do Aracaju Acessível. Com o tema Práticas Cidadãs de Acessibilidade, o projeto foi destacado por Lucas durante o Grande Expediente na Câmara Municipal nesta terça-feira, 16. O pronunciamento ocorreu após a Tribuna Livre sobre o Pronatec para as pessoas com deficiência, que também faz parte do Aracaju Acessível.
“O Aracaju Acessível começou domingo e traz a discussão sobre as boas práticas de acessibilidade. O Pronatec é um bom exemplo disso, fomenta o estudo e especialização das pessoas com deficiência. Para nós, é uma honra ter na programação do projeto a fala da representante da Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência, Andreza Silva, na nossa programação”, diz o vereador.
Lucas aproveitou o momento para falar sobre a programação que se estende até o dia 21, Dia Nacional e Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência. “Gostaria de agradecer a todos os parceiros do Aracaju Acessível. Começamos com o passeio ciclístico ‘Pedalando Sem Barreiras’ que teve a participação de cerca 150 pessoas”, conta.
O parlamentar destacou a parceria com diversos órgãos para a realização do projeto. “Estamos trabalhando em conjunto pela acessibilidade e igualdade de direitos. Se não for dessa forma, não vamos conseguir nada. É preciso união do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário para transformar essa realidade. Avançamos em muitos aspectos, como o Pronatec que foi falado nesta manhã, mas é preciso mais. O Pronatec é um avanço significativo, uma vitória da cidadania e é preciso registrar”, afirma Aribé.
Desde a primeira ação do Aracaju Acessível deste ano, Lucas Aribé distribui uma cartilha que visa a conscientização dos direitos das pessoas com deficiência. “Temos uma cartilha informativa que, de forma lúdica, explica a importância do respeito ao direito de todos”, afirma.
Max Prejuízo elogiou a iniciativa e lembrou um nome importante no paradesporto. “Lembro a importância de Diel, que organizou os jogadores de basquete e tinha uma luta constante pela acessibilidade. Quero parabenizar o colega Lucas por essa cartilha que é extremamente importante. Às vezes, faltam informações para a população e esta cartilha trata muito bem do tema. Parabéns por esse trabalho” diz.
Fonte: Por Milton Júnior (Aracajufest)