Colecionadores de figurinhas da copa se reuniram na manhã de ontem para promover um intercâmbio de conhecimento e completar algumas páginas que permanecem incompletas. Promovido pelo Governo do Estado, o encontro dos apaixonados por futebol foi realizado na Biblioteca Pública Epifânio Dória, em Aracaju, e contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas entre crianças de sete anos a aposentados com 68 anos. Diante de centenas de figurinhas, difícil era o grupo conter a alegria e ampla troca de conhecimento.
Entre os participantes esteja o pequeno Gabriel Tavares de 12 anos que foi ao encontro na tentativa de completar a seleção da Espanha que faltava apenas dois atletas. Com desfalque na seleção brasileira, a meta do garoto também era conquistar a foto do atacante Hulk, do lateral direito Daniel Alves e do zagueiro David Luiz. “Eu queria ter vindo antes, mas como estava na escola não dava tempo de vir tentar arranjar algumas figurinhas que lá na minha sala do colégio ninguém tem. Soube sexta que teria essa troca hoje e minha mãe me trouxe”, disse.
Satisfeito com a presença dos colecionadores, o monitor e organizador do projeto, Osvaldo Ferreira Neto recebeu a equipe do Aracajufest e ressaltou a importância cultural da reunião. Segundo ele, a ideia do evento é promover a interatividade social quanto a história das 32 seleções que estão no Brasil participando do maior evento mundial de futebol. “Quem veio pra cá vai sair com o álbum mais cheio de figurinhas e mais rico em conteúdo. Um local de aprendizagem e criação de novos amigos”, afirmou.
Paralelo a reunião dos colecionadores está exposta também a mostra ‘A Grécia nunca esteve tão perto’. No local é possível encontrar obras de arte trazidas do país que escolheu Aracaju como cidade de treinamento da respectiva seleção durante a copa. “A gente troca as figurinhas, conversamos com novos colecionadores e depois ainda aprendemos um pouco mais sobre os gregos. Quem gosta de história não pode deixar de conferir essa exposição”, disse a estudante Sofia Pitta de 11 anos. A exposição segue até o dia 14 de julho; Já a troca de figurinhas segue novo planejamento semanal que será divulgada amanhã pela direção da biblioteca.
Por Milton Júnior (Aracajufest)