A 13ª edição do Arrastapé do 18, que teve origem em uma simples confraternização comunitária, consolidou-se mais uma vez como um importante evento no calendário junino sergipano. Ostentando o título de ‘o maior São João de bairro de Sergipe’, nesta sexta-feira, 9, a festividade contou com uma série de apresentações musicais que destacam a riqueza e diversidade artística e cultural do evento.

 

Realizado em parceria entre o Governo de Sergipe e o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (Mtur) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o Arrastapé do 18 integrou a programação do Encontro Nordestino de Cultura 2023. O objetivo é proporcionar aos participantes uma experiência ímpar, reforçando e preservando as tradições locais, além de incentivar o comércio na região.

 

O Governador Fábio Mitidieri, um dos idealizadores do projeto, esteve presente no evento, expressando sua paixão pela festa e apoiando as ações realizadas. “Esta é a 13ª edição presencial do evento, tivemos duas em formato de live, durante a pandemia. Desde o começo, em 2008, a evolução do Arrastapé do 18 tem sido notável. A festa, que inicialmente foi pequena, com apenas um trio e cerca de 100 pessoas, cresceu ano após ano, até se tornar o maior evento junino de bairro de Sergipe. Tenho muita gratidão por essa comunidade que me abraçou desde o início. Um evento como este gera muita oportunidade de emprego e renda para os moradores. Está todo mundo dançando, brincando, se divertindo e ganhando seu dinheirinho”.

 

Durante a noite, as apresentações musicais encantaram o público e mostraram a pluralidade artística da festa. A programação contou com artistas de renome, como Jonas Esticado, Solange Almeida, Matheus Fernandes e Ávine Vinny, trazendo diferentes ritmos e estilos do forró eletrônico às releituras de clássicos da música nordestina.

 

“A energia aqui é incrível e eu amo estar no nosso Sergipe. Tenho uma gratidão enorme por esse estado, que sempre nos recebe muito bem e foi um dos primeiros a apostar em nossa carreira solo”, enfatizou Ávine Vinny.

 

Alegria foi o sentimento predominante entre os participantes e os comerciantes do bairro também comemoraram as vendas aquecidas. Janice, moradora local, afirmou: “Sou moradora há 35 anos dessa comunidade maravilhosa, e cada edição do Arrastapé do 18 é uma oportunidade de alegria e de gerar renda extra com a venda de nossos produtos. Não quero que essa festa acabe nunca”, disse

 

A comunidade também aprovou o evento, como destacou Willian Ribeiro: “A segurança está nota dez, a alegria está no topo, está perfeito! Quem não veio, aproveite, pois só tem mais um dia. Eu com certeza estarei aqui”.

 

Neste sábado, 10, o encerramento do Arrastapé do 18 promete uma programação diversificada, a partir das 21h, com grandes nomes da música, como Alcymar Monteiro, Fogo na Saia, Pablo e Raí – Saia Rodada.