vacina

Foi iniciada a campanha de vacinação antirrábica, na manhã da segunda-feira (15), em Aracaju. Até o próximo dia 11 de outubro, donos de cães e gatos devem levar seus animais de estimação para receber a vacina que preveni a doença.

Neste primeiro dia de campanha, as ações estão concentradas no Povoado Aloque, no Bairro Jabotiana. Lá, os técnicos do Centro de Zoonose estão indo de casa em casa para aplicar a vacina. Wilson de Oliveira dos Santos, coordenador da campanha de vacinação, explica que a ação foi dividida em dois momentos.

?Estamos fazendo ações nos lugares mais distantes que não contam com unidades fixas. Cada dia nós visitaremos um local. Contudo, nos sábados 20, 27 e 11 de outubro será feita a vacinação nas unidades de saúde nos bairros de Aracaju. Dividimos em três sábados para atingir a maior quantidade de animais possível?, diz o coordenador.

Dona de casa, Maria Simone dos Santos, 35, moradora do Aloque, foi uma das que fez questão de levar o seu cachorro para vacinar. ?Eu não quero que ele fique doente. O cachorro tem suas necessidades e a gente precisa cuidar como se fosse uma criança. Além disso, é cuidado com nós mesmos, pois evitamos pegar a doença?, afirma.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, espera-se vacinar cerca de 44 mil cães e 13 mil gatos durante o período da campanha. Para tal, Cristiane Valério, coordenadora do Centro de Zoonose, explica que um batalhão estará atuando na campanha.

?Cerca de 30 pessoas estão fazendo esse trabalho de campo indo de casa em casa para vacinar os animais. Para os sábados de vacinação cerca de 160 pessoas estarão trabalhando para atingir as metas?, diz.

A coordenadora garante ainda que aqueles que tiverem uma grande quantidade de animais, e não puderam levá-los aos locais de vacinação, podem acionar o centro através dos telefones 3179-3565 ou 3179-3564. ?Essas pessoas devem entrar em contato conosco que, após a vacinação, será feita uma visita para vacinar esses animais?, afirma.

Fonte: G1 Sergipe