Com mais de 30 atrações nacionais e 250 genuinamente sergipanas, começa hoje em Aracaju a 21ª edição do Forró Caju. Promovido pela prefeitura da capital com o apoio de empresas particulares e órgãos estatais, serão 12 dias de muito arrasta pé na Praça de Eventos dos Mercados onde devem passar mais de 50 mil forrozeiros a cada noite. Para tamanha concentração de pessoas foi projetado um serviço qualificado de segurança, serviço de pronto atendimento, vistorias rotineiras nos palcos e camarotes, além da higienização de todo o espaço após a apresentação da última banda. Por dia serão 350 agentes da Guarda Municipal, 50 policiais militares, três equipes do Samu, e oito oficiais do Corpo de Bombeiros.
A novidade este ano fica por conta do Palco Dominguinhos que homenageia o discípulo do ?rei do baião?, Luiz Gonzaga. Assim como nos anos anteriores permanece o palco alternativo Gerson Filho e o Casarão da Clemilda vem para sua segunda temporada. Além das grandes bandas de forró a exemplo da forrozeira Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Calcinha Preta e Aviões do Forró, o evento volta a abrir espaço para a apresentação de trios pé-de-serra, grupos folclóricos e quadrilhas juninas dos mais variados municípios sergipanos. Para oferecer ampla tranquilidade para os foliões o Ministério Público Estadual (MPE) exigiu a instalação de novas saídas de emergência e construção de rampas de acesso ao espaço por parte de cadeirantes.
De acordo com o secretário de cultura, Manoel Viana, popularmente conhecido como Léo Viana, a meta da administração municipal é reduzir ou congelar a quantidade de atrações nacionais e passara a valorizar mais os artistas sergipanos. Segundo ele, se comparado ao mesmo período do ano passado foram contratadas 20% a mais de bandas integralmente formadas por músicos locais. ?Passamos de dez para 12 dias e isso equivale a mais artistas do nosso estado subindo a um dos quatro palcos. Isso é bom para os forrozeiros que passam a conferir mais de perto o trabalho dos nossos músicos, e principalmente dos próprios artistas que possuem uma oportunidade a mais para divulgar o próprio talento?, disse.
Questionado quanto a estrutura atual e modificações exigidas pelos órgãos estaduais e federais de fiscalização, o representante da SEC/Funcaju garantiu que desde o mês de abril vem participando de reuniões técnicas a fim de oferecer a mais alta condição de segurança e uso do solo. Para ele, a interferência por parte dos promotores, agentes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros é sempre viável. ?Trabalhamos para proporcionar o entretenimento popular e não desejamos que nenhum imprevisto possa ocorrer. Sempre que alguma medida for apresentada a Prefeitura de Aracaju estará pronta para atender o mais rápido possível?, pontuou Léo Viana. Ao todo são seis saídas de emergências, além das duas entradas principais que contam com 18 corredores.
A abertura hoje será comandada pela Orquestra Sanfônica, banda Anjo Azul, Alcymar Monteiro, banda Calcinha Preta e Companhia do Calypso. Já amanhã será a vez de subir ao palco principal a Orquestra Junina, a banda Zueirões do Forró, Dorgival Dantas, Geraldinho Lins e Alma Gêmia. A partir das 17h30 de hoje as vias ao redor dos Mercados serão isoladas para a circulação de veículos não autorizados. A partir deste mesmo horário, a Avenida Rio Branco terá uma de suas vias bloqueadas, enquanto a outra funcionará em sentido duplo de circulação. Segundo o diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT/AJU), capitão J. Luiz, essa medida foi adotada para evitar maiores transtornos.
?É uma decisão já adotada nas edições anteriores, inclusive em outros eventos como o Pré-Caju. Cada motorista deve estar atento nas orientações dos agentes e evitar punições e acidentes?, avisou. Pela Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) foi dito que diariamente serão realizadas blitz da Lei Seca com o propósito de inibir o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos motoristas. O primeiro acorde deve ser ecoado ás 18h com a banda Aki da Xote no barracão da Clemilda e finalizado apenas às 4h com a banda Companhia do Calypso.
?Vamos fazer um dos melhores festejos juninos do nordeste brasileiro e aquele forrozeiro que for conferir as apresentações no mercado vai ter certeza que Aracaju é o melhor arraial para se festejar os santos juninos. Vamos unir o futebol e o forró em um só lugar?, disse o prefeito de Aracaju, João Alves Filho. O Forró Caju 2014, em ritmo de copa do mundo segue até o dia 30.
Por Milton Júnior (Aracajufest)