Deso

Um grupo de aprovados no último concurso da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu na manhã de ontem um ato público com o propósito de exigir a convocação imediata dos candidatos que há mais de um ano permanecem esperando o início do protocolo administrativo. A mobilização que ocorreu na entrada principal do órgão estadual, foi promovida paralelamente a integração da primeira etapa de candidatos que tiveram êxito no concurso. Conforme denúncias do Sindicato dos Trabalhadores na Companhia de Saneamento de Sergipe (Sindisan), a direção geral da Deso está atuando ilegalmente desde o mês de abril do ano passado e deve sofrer ação civil.

Os sindicalistas garantem que a justiça oficializou o mandado de finalização dos serviços terceirizados na companhia, mas este tipo de contrato permanece sendo promovido e retardando a convocação dos concursados. Para Neemias Amâncio, é preciso que o Tribunal de Justiça (TJ/SE) esteja ?atento? ao pleito dos sergipanos e intervenha a favor dos trabalhadores, e pelo integro cumprimento das decisões federais. ?Se existe uma determinação, esta deve ser cumprida no prazo legal apresentado pela justiça, mas infelizmente o que estamos cansados de ver aqui em Sergipe é o desrespeito com as leis. Todos eles deveriam ser convocados rapidamente para acabar com o trabalho terceirizado, mas o que percebemos é a falta de compromisso com os concursados?, disse.

Durante a manifestação os concursados preferiram não conceder entrevistas à imprensa nesse primeiro momento, mas segundo um dos aprovados que solicitou a não divulgação do respectivo nome, a meta do grupo é permanecer unido e voltar a promover novas manifestações já nos próximos dias em Aracaju. De acordo com Igor Oliveira, secretário do sindicato, diante do desejo dos futuros colegas de profissão e respeito judicial, o Sindisan está disponível a contribuir com o pleito dos concursados e pressionar o Governo do Estado para que mais profissionais sejam nomeados. Segundo estatística do sindicato, atualmente a companhia detém uma necessidade de quase mil funcionários.

?Nós não entendemos o motivo desse atraso na convocação e o porque de tanta desculpa se o concurso foi feito, os candidatos aprovados e menos de 80 foram chamados nesse tempo todo. Se existe a necessidade e a terceirização foi proibida, não entendemos o porque de continuar atuando dessa maneira?, lamentou. Questionado quanto o apoio que o Sindicato dos Trabalhadores da Deso vai proporcionar aos manifestantes, Igor concluiu dizendo: ?É nosso dever defender as causas coletivas e nós sabemos que todos os aprovados devem ser convocados de imediato. Vamos apoiar a demanda deles porque entendemos ser uma justa causa e precisamos qualificar o serviço que é oferecido aos sergipanos?.

Pela Assessoria de Comunicação da Deso foi informado que a companhia está ciente da necessidade de novos funcionários, mas que está convocando os aprovados conforme programado para a respectiva capacidade operacional. Foi informado ainda que 80 pessoas estão realizando exames médicos admissionais, avaliação pela médica do trabalho e treinamento funcional para em curto prazo ocuparem as vagas que disputaram no concurso.

Fonte: Por Milton Júnior ( Aracajufest)