phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br srcd71e53710a46f9a4d899f41040b76f01 par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1427833884

?Aqui no CRAS eu aprendi que Páscoa significa tratar as pessoas com amor e carinho?. A frase anterior é de Maria Clara, 9 anos, participante do grupo de convivência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dr. Carlos Fernandes de Melo. Nesta terça-feira, 31 de Março, cerca de 80 pessoas estiveram no equipamento social para celebrar a chegada da Páscoa com palestras, apresentação de teatro, lanche e troca de presentes.

Segundo a coordenadora do CRAS Carlos Fernandes, Luciana Prado, o evento teve como objetivo integrar os grupos de idosos e crianças, assim como a comunidade e a equipe do CRAS. ?Além do fortalecimento de vínculos, também queríamos proporcionar à comunidade uma tarde diferente por meio de um momento de reflexão. Trouxemos a mensagem de amor ao próximo que é o que a Páscoa, de fato, simboliza?, afirmou a coordenadora.

Páscoa é amor

Antônio Cassimiro da Silva, líder comunitário e frequentador ativo do CRAS Lamarão, aproveitou a ocasião para trazer uma mensagem de amor aos moradores da comunidade através de uma narrativa autobiográfica. ?Eu tive uma vida muito difícil e contei para eles. Uma história comum: um casamento que não deu certo onde fui expulso de casa, mas um dia Deus despertou em mim e vi que o ódio e a mágoa não levam ninguém a nada. Hoje, eu quero que as pessoas saibam que perdoar faz bem e que não devemos ter raiva de ninguém porque isso só prejudica a gente?, comenta Cassimiro, lembrando que, durante seus 40 anos como líder comunitário, sempre tentou levar às pessoas uma mensagem de paz.

Na oportunidade, o pastor Allan também proferiu palestra contando a história da Páscoa. Logo depois, as crianças e adolescentes dos grupos de convivência apresentaram um Jogral (Jogo de Palavras) intitulado ?Páscoa é amor?. Para Ana Vitória, 12 anos, o momento foi produtivo para todos. ?Foi maravilhoso. Gostei de ouvir as palestras e estar em grupo com todo mundo junto?, comenta a pré-adolescente.

Além das apresentações, as crianças produziram, com a ajuda de educadores sociais, uma lembrança de Páscoa feita com material reciclável. ?Essa ideia partiu de nossa assistente administrativa, Rosângela. Eles fizeram uma bicicleta com itens que, geralmente, jogamos fora: pote de margarina, palitos de picolé, copos de café e CDs. Queremos mostrar para eles a importância de reciclar. Dentro da bicicleta colocamos ovos de Páscoa também produzidos por eles em uma oficina de chocolate. Hoje, foi um dia muito feliz, não só para a comunidade, mas para toda a nossa equipe?, observou a coordenadora Luciana Prado.

Fonte:SECOM Aracaju