Jovens entre 18 e 34 anos estão buscando empreender mais em franquias. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que o interesse deles pela franquia como opção de negócio cresceu 8,4% no período entre março de 2020 a maio de 2021. Em março do ano passado, esse público representava 50,8% dos novos franqueados. Em maio de 2021, essa participação aumentou para 59,2%. 

 

A instabilidade do mercado de trabalho e a busca por uma segunda fonte de renda são apontadas como as principais motivações que têm levado os jovens a empreender, ao invés de focar no desenvolvimento de carreira em uma grande empresa, por exemplo. E as franquias têm se revelado um caminho promissor para quem busca abrir o primeiro negócio. 

 

Atuando como profissional autônoma, a arquiteta Juliana de Santana, 29 anos, decidiu investir em uma loja especializada em conserto de aparelhos e venda de acessórios para celular. Após quatro anos de pesquisa, inaugurou a sua primeira loja em novembro de 2020 no bairro Treze de Julho, em Aracaju.  

 

“Atuo na área de projetos e execução de obras residenciais desde que me formei em arquitetura, mas buscava diversificar minha fonte de renda para ter uma estabilidade financeira maior. Fui pesquisando e me preparando financeiramente até que encontrei a Oficina do Smartphone, que atua num segmento bastante estável”, relata Juliana de Santana.

 

Suporte e segurança 

Ao abrir o seu primeiro empreendimento, a jovem aracajuana encontrou na franquia o modelo de negócio ideal para o seu perfil. “Especialmente por estar me inserindo em um segmento diferente da minha área de formação, a franquia foi fundamental. Além de ser uma marca de prestígio, a Oficina do Smartphone me oferece todo o suporte necessário. Imagina se eu fosse começar do zero, sem conhecer fornecedores, como encontrar mão de obra especializada?”, pontua. 

 

E o retorno tem sido bastante satisfatório. “Todo negócio tem um período de maturação e eu dizia que se a loja se pagasse já estaria bom. O retorno tem superado essa minha expectativa”, afirma a arquiteta, que também atua como gerente da loja que emprega três funcionários. 

 

O sucesso de Juliana Santana reflete o bom trabalho realizado entre franqueador e franqueado. Mesmo em um cenário desafiador decorrente da pandemia, as redes de franquia continuam expandindo no Brasil. De acordo com a ABF, no segundo trimestre de 2021, foram abertas 3,9% mais unidades – contra 1,2% no mesmo período do ano passado – e fechadas 1,7%, resultando num saldo positivo de 2,2%. No segundo trimestre de 2020, o saldo havia sido negativo de 3,2%.  

 

Crescimento do uso do celular 

No entanto, é importante estar atento ao mercado para definir o segmento em que pretende atuar. Neste sentido, o setor de serviços e produtos para celular tem mostrado ser bastante promissor. Um dos motivos é porque, no Brasil, o número de aparelhos de telefonia móvel é superior ao da população, estimada em 214,9 milhões de habitantes. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o país contava com 242,5 milhões de celulares em junho de 2021.

 

Com os novos hábitos intensificados desde março de 2020, como o trabalho remoto, o ensino e outras atividades à distância, o uso do smartphone tem aumentado, especialmente para o acesso à internet. Estudo realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) aponta que cerca de 81% da população brasileira acessaram a internet em 2020 e, 99% destas pessoas utilizaram o celular para este fim.

 

Com o uso mais intenso dos aparelhos, aumentam também as demandas por serviços e produtos do segmento, favorecendo a ampliação dos negócios voltados à assistência técnica e venda de acessórios para celular. Não por acaso, algumas empresas do setor têm registrado um importante crescimento. Criada em 2015 na capital sergipana, a rede de franquias Oficina do Smartphone tem expandido os negócios inclusive para outros Estados.

 

Solidez e inovação

Desde março de 2020, a empresa especializada em assistência técnica e venda de acessórios para celular inaugurou seis novas unidades, o que representa um crescimento de 66%.”Com a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos, ou decidiram empreender. Aliado a isso, os brasileiros passaram a usar ainda mais o celular, então a procura por franquias para conserto destes aparelhos cresceu bastante”, explica o CEO da Oficina do Smartphone, Alessandro Vieira.

 

Com 15 unidades instaladas em nove Estados (Sergipe, Bahia, Alagoas, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina), a rede de franquias prepara-se para, em breve, inaugurar a sua primeira operação na cidade de São Paulo. Para Alessandro Vieira, grande parte do sucesso das lojas e do plano de expansão da marca é atribuída à busca constante por inovação e adequação ao novo cenário econômico e ao comportamento do consumidor. “Desde o ano passado, intensificamos os serviços de delivery e investimos nas modalidades de atendimento por retirada e entrega do aparelho em domicílio, além de assistência técnica realizada na casa ou no escritório do cliente”, pontua.