Em uma época em que grande parte dos problemas é resolvida pela internet e até mesmo o contato com amigos e familiares é feito à distância, cuidados com senhas se tornam ainda mais importantes.
A corretora de imóveis Rejane Cristina de Matos, de 23 anos, aprendeu essa lição depois de passar por uma dor de cabeça. Ela diz que chegaram a fazer ofensas racistas a uma amiga, usando o nome dela. ?Ela veio tirar satisfação comigo porque achou que eu a tinha xingado, aí expliquei que tinham roubado a minha senha?, disse. Para piorar a situação, o e-mail que teve a senha roubada tem informações de clientes. Para se proteger, Rejane decidiu fazer um boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial de Mogi das Cruzes.
A corretora desconfia de um ex-namorado, que sabia a senha dela. ?Até agora nenhum cliente entrou em contato comigo sobre os documentos que estavam no meu computador, então acho que nada de ruim aconteceu, mas estou preocupada”, disse.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que não há estatísticas específicas desse tipo de crime. Os casos podem ser registrados em qualquer delegacia.
Dicas de segurança
O consultor de tecnologia Dalton Barbosa Quadros dá dicas para evitar esse tipo de problema. De acordo com ele, é importante trocar as senhas de e-mails e redes sociais a cada três meses. ?Acessos a e-mails e contas bancárias não devem ser feitos com pessoas por perto. Também é importante evitar locais que têm câmeras?, alerta.
Em muitos casos, de acordo com o consultor, pessoas mais velhas, que não têm familiaridade com a tecnologia, passam senhas para que os mais novos resolvam os problemas, mas isso é perigoso. ?Tudo isso mexe com a identidade pessoal, as pessoas ficam vulneráveis?, explica.
Quem tiver a senha de uma rede social furtada, além de trocar a combinação ou criar um novo perfil, pode enviar um alerta a todos de que houve um problema e avisando que as informações publicadas podem não ser legítimas, explica Quadros. Outro jeito de se proteger, é registrar um boletim de ocorrência, como fez Rejane. ?Esta é uma forma de se resguardar, caso algum problema aconteça no futuro?, diz.
Brava Segurança