Como preparar cupim

Muita utilizada em churrascos ou na grelha, a carne tem sabor característico e agradável

foto principal 1

O cupim deve ser cozido lentamente

Quando o assunto é cupim a discussão sempre vai longe, principalmente se for diante de uma churrasqueira. Muito apreciada assadas, é uma carne saborosíssima, substanciosa e dona de textura inconfundível. Mas o que tem de gostosa tem de birrenta, se não lhe fizerem as vontades transforma-se numa pedra.

O cupim é a porção de fibras musculares entremeadas de gordura situadas logo atrás do pescoço do boi. É também chamado de giba ou mamilo. Alguns o acusam de ser uma carne indigesta e com grande risco à saúde, por está localizada em um dos locais mais propícios à infestação de parasitas. Outros dizem ser uma das carnes mais saborosas e uma das campeãs na preferência do público nos rodízios. Na verdade, trata-se de uma carne rica em gordura e sabor, principalmente quando bem preparada.

Pra assar um cupim, cuidado e experiência é pouco. É uma carne demorada de preparar e muito fácil de errar. Tem horror à grelha e ao calor forte, imediato, a não ser que tenha sido domada pelo pré-cozimento em panela de pressão, e lá seja levada apenas para ganhar calor, uma cor e um aroma defumado.

Outra forma de preparo, é cozinhá-la enrolada em várias camadas de celofane especial para distribui o calor uniformemente e promover o cozimento em seu próprio suco. O tempo? Em torno de 4 horas, sendo depois retirado e levado para mais perto do braseiro a fim de pegar a cor e aroma. No espeto, como é uma carne de espessura grossa, o cupim deve ser assado lentamente, sendo fatiado e consumido fatia a fatia.

Minha receita predileta é simples, sem frescuras. É o cupim no forno, uma maneira muito gostosa de comer a carne, que pode ser facilmente feita em casa. Experimente. Vale a pena!

Receita da Semana

Cupim de forno com vinho tinto e cominho

foto receita

INGREDIENTES

* 1kg de cupim

*1 cebola média picada em 4 partes

*4 dentes de alho picados em lâminas

*1 colher (café) de cominho

*2 pimentas grandes dedo de moça sem semente e abertas

*1 taça de vinho tinto seco

*2 sachês ou cubos de caldo de carne

*sal a gosto

*5 batatas médias

MODO DE PREPARO

1. Na panela de pressão, coloque a peça de cupim. Se não couber corte a carne ao meio e acomode no fundo da panela. Jogue sobre a carne a cebola, o alho, o cominho, o vinho tinto, o caldo de carne e uma pitada de sal. Coloque uma pitadinha de sal, bem pouco.

2. Depois de tudo na panela, cubra a carne com água filtrada, dê uma mexida para misturar e deixe ferver. Quando levantar fervura, tampe a panela e quando levantar pressão deixe por 1 hora no fogo.

3. Depois desta etapa, retire e coloque numa assadeira com as batatas descascadas e picadas em quatro partes. Coloque um pouco do caldo sobre a carne, 1/3 ou mais, e leve ao forno por 1 hora em 220 graus, sem tampar com alumínio. Na metade do tempo, vire a carne e volte para o forno.

4. Quando terminar, corte em fatias e sirva. A carne estará desmanchando e a casquinha crocante e saborosa.

* Receita para 4 pessoas

Harmonização

Vinho

Vinho tinto Uxmal Alto Cabernet Sauvignon Merlot 2012, produzido na Argentina.

Hummmm…. gostaram?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.