Disposta a orientar os cidadãos aracajuanos acerca do gerenciamento adequado dos negócios, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria da Família e da Assistência Social (Semfas), oferece diversos cursos de capacitação profissional inseridos nesta temática. Entre eles, está o de Técnicas em Vendas (30h), encerrado na manhã desta segunda-feira, 23, no Centro São Judas Tadeu, localizado no Bairro América.
De acordo com o instrutor Ismarc Ramos, o conhecimento apresentado no curso está ligado, principalmente, ao processo de negociação e às formas de abordar o cliente, desde o início até o fechamento da venda. Segundo ele, os métodos ensinados durante as aulas auxiliarão no surgimento de possíveis empreendimentos. “Várias pessoas que estão aqui fizeram o curso anterior de artesanato de bonecas. Então, o curso de vendas foi justamente uma complementação e uma forma de mostrar como é fácil vendê-las”, explica o instrutor.
Maria José dos Santos, de 45 anos, é uma destas pessoas. Ela confecciona artesanato em crochê e já participou do curso de Boneca de Pano ofertado pela Fundat. Para a aluna, o curso agregou novas ideias para vender os produtos e atender os clientes. “Foi maravilhoso, o professor passou tudo que a gente deveria aprender. Vi qual é a meta de percentual para não termos prejuízo nas vendas, foi o que mais me chamou a atenção”, diz Maria José, que almeja se tornar uma microempreendedora individual.
Exemplos de motivação
O desejo em obter mais conhecimento e aprimorar o currículo foi o que estimulou a aluna Roseane da Costa, de 31 anos, a participar do curso. “Ele [o professor] deu muitas dicas que eu não tinha, sobre como conversar com os clientes”, conta Roseane, que também produz artesanato em crochê, bordados, além de ter feito vários cursos na Fundat, como o de Biscuit, Pintura em Tecido e Bijuteria.
Aluna frequente dos cursos da Fundat, Graziela dos Santos, de 33 anos, revela que, no futuro, pretende abrir uma lojinha de artesanato para expor as peças que fabrica. “Aprendi muita coisa, a como colocar o preço nos produtos e a organizar o horário”, afirma Graziela, que finalizou o curso com todas as dúvidas sanadas.
Fonte: SECOM Aracaju