A Saúde de Aracaju realizou, durante todo o sábado, 9, o “Dia D” especial de combate à Gripe Influenza, em todas as 43 Unidades de Saúde da Família espalhadas pela Capital. Para tomar a dose da vacina, bastava procurar uma unidade levando a carteirinha de vacinação. Caso não possua carteirinha, na própria unidade foi feita uma especialmente para que a pessoa tenha controle das vacinas recebidas.
Segundo pontuou o secretário em exercício da Saúde de Aracaju , Luciano Paz, este ano a campanha estendeu o público alvo e pretende atingir, no mínimo, 80% do estipulado pelo Ministério da Saúde, algo em torno de 124 mil pessoas.
“O Dia D contra a Influenza foi pensado para facilitar o acesso à vacina. Estaremos focados na vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias), idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde e pacientes com doenças crônicas. Vale ressaltar que este ano foram incluídos ainda os agentes prisionais, a população privada de liberdade e os indígenas e a Saúde de Aracaju apoiará o Estado no que for necessário para que possamos aumentar o número de pessoas protegidas”, informou.
Segundo destacou a diretora de Vigilância em Saúde (DVS) de Aracaju, Tereza Cristina Maynard é fundamental que a população estimada pelo Ministério Público procure uma USF o quanto antes. “Quem tomar a vacina agora protegerá o organismo para quando o inverno chegar, período de maior incidência da gripe. Existe um tempo entre o organismo receber a vacina e estar preparado contra a doença, então quanto antes protegê-lo, melhor”, pontuou Tereza.
Para a aposentada Marisol Rodriguez Loureiro, a Campanha contra a Gripe Influenza é algo levado muito a sério. “Sou sempre uma das primeiras a receber a vacina. Sei da importância desta proteção. Existem pessoas com medo da vacina, que reclamam que ficam doentes após receberem a dose, mas isso é bobagem. Nunca tive reação alguma. É preciso acabar com o preconceito de tomar a vacina e procurar uma unidade de saúde logo”, alertou.
Para o médico-cirurgião, Valdinaldo Aragão de Melo, participar da campanha é dar o exemplo aos próprios pacientes. “Aviso aos meus pacientes que é preciso precaver de doenças relacionadas com a época do frio. A vacina contra a Influenza vale a pena, pois reforça nosso corpo provocando defesas”, frisou.
Lembrete
A campanha nacional foi inaugurada no último dia 04 deste mês e prosseguirá até o próximo dia 22. A vacina pode ser encontrada no horário das 7h às 17h em todas as Unidades de Saúde da Família ou no período da noite (para as dez USFs que estão funcionando em horário noturno, das 17h às 20h), durante a semana.
Confira as dez USFs que atendem em horário noturno:
USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N – bairro Japãozinho).
USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 – bairro Santos Dummont).
USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N – bairro Coroa do Meio).
USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N – bairro Jardim Centenário).
USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. Conj. Padre Pedro – bairro Santa Maria). Obs.: funciona das 16h às 19h.
USF Augusto Franco (R. H 5 S/N – Conj. Augusto Franco).
USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara – bairro América).
USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão – bairro Lamarão).
USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes)
USF Dona Jovem (Rua Altamira S/N – bairro Industrial)
Fonte: SECOM Aracaju