Hoje, sábado, 26 de abril, todas as 350 Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 75 municípios sergipanos estarão mobilizadas em um único objetivo: imunizar a comunidade contra a Gripe Influenza. O ?Dia D? da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza acontece das 8h às 17h.
Segundo Sândala Teles, gerente do programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, ?neste sábado, as unidades abrirão especialmente para a vacinação. O sábado é um dia especial porque é um dia tranquilo e sem filas?.
No ?Dia D?, pais e responsáveis por crianças de seis meses a cinco anos devem ficar atentos para não esquecer o Cartão de Vacinação e levar seus pequenos para que sejam imunizados. Além desse público, a Campanha do Ministério da Saúde é destinada também a outros grupos: maiores de 60 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.
?Filhos, sobrinhos e netos devem priorizar o ?Dia D? e acompanhar seus idosos às UBS. Os maridos também não podem esquecer de levar as esposas grávidas. Os doentes crônicos, que também compõem o grupo prioritário, devem receber a vacina de acordo com a orientação médica. Nesse grupo estão inclusos diabéticos, portadores de doenças respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas, obesas e transplantadas. Todos devem ter em mãos o Cartão de Vacinação?, reforça Sândala Teles.
Nos dias da Campanha, a meta para Sergipe é imunizar 360.750 pessoas, de todos os grupos prioritários. Em Sergipe, a cobertura vacinal vem sendo cumprida desde a primeira edição, em 2009, quando foi imunizada 89,16% da população prioritária. Em 2013, foram vacinadas 86,52% do público alvo.
Sândala Teles reforça ainda que ?a vacinação é uma atividade municipal e o papel do Estado é fazer a distribuição e abastecer todos os municípios, que já estão com os estoques da vacina de 2014 em cada unidade. Todas as UBS têm vacina suficiente para toda a atender a demanda do Dia D e de todos os dias da Campanha?.
Fonte: Ascom SES