As obras de dragagem do Canal do Santa Maria promovidas pela Prefeitura Municipal de Aracaju(PMA), através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), estão em ritmo bastante acelerado. Os trabalhos tiveram início a menos de um mês, e têm avançado acima do prazo estipulado no cronograma inicial. Por ora, estão sendo feitas as escavações que urbanizarão os mais de 4 quilômetros de extensão, e que ao ser concluído, irá absorver as águas pluviais que compreendem os bairros 17 de Março, Aeroporto, Santa Maria e outras localidades da Zona de Expansão.
Benefícios
Orçada em mais de R$ 15,7 milhões conveniados entre a PMA e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, uma das principais fontes de financiamento multilateral da América Latina, a obra possuirá dimensões que facilitará o escoamento de grande parte das águas pluviais da região Sul da capital. O canal possui mais de 4 quilômetros e terá uma base de 20 metros por 60 metros de pavimento na área que margeia o seu leito.
Um contingente de mais de 30 profissionais, 16 caçambas, 6 escavadeiras, 2 tratores e uma equipe de técnica que vistoria diariamente os trabalhos. Atualmente, o trecho em obra está situado entre a estaca 38 e 78, da interligação dos bairros Santa Maria e 17 de Março, alcançando a ponte sobre a avenida Alexsandro Alcino, localizada no outro extremo do bairro.
O projeto também prevê a urbanização deste trecho, com uma base de 20 metros por 40 metros de largura, mais de 20 metros de pavimento, profundidade uniforme e um talude para garantir a estabilidade dos terrenos que margeiam o canal, agregando valores sócio- ambientais, desta obra que pode significar um dos maiores avanços na ampliação da macro drenagem da capital.
Aprovação dos Moradores
A população do Santa Maria mostra-se bastante satisfeita com o início das obras e parabenizam o trabalho feito pela Prefeitura. “Só quem mora aqui sabe a importância desta obra que está começando, que a meu ver vai melhorar a nossa vida e trazer tranquilidade na época de chuvas”, diz entusiasmado o comerciante José Adonias Pereira, que tem acompanhado o trabalho das máquinas nas proximidades da avenida Alexsandro Alcino.
A dona de casa Edilma Santos também vê na obra perspectivas de dias melhores para a região. “Eu não entendo de engenharia e essas coisas difíceis para uma senhora com pouco estudo entender, mas com as explicações que os técnicos passaram, eu acredito que vai melhorar muito nossa vida e será bem mais sossegado morar aqui. Eu agradeço ao prefeito João Alves por está por estas melhorias e trazer esses benefícios”, diz Edilma.
Quem também elogia os investimentos da PMA no local, é o pedreiro Edvaldo Rosa que, ao passar pelo canteiro de obras, ficou impressionado com a grandiosidade da obra. “Vendo estas
máquinas trabalhando e em menos de uma semana já ter sido feito a limpeza desse trecho, fico feliz por saber que em breve tudo aqui vai mudar para melhor”, destaca o morador.
Fonte: SECOM Aracaju