Elba 2

Há mais de oito anos a forrozeira Elba Ramalho se apresenta na noite de São Pedro no Forró Caju e ajuda a transformar a Praça de Eventos dos mercados municipais em um dos mais agitados arraiais das regiões Norte ? Nordeste do Brasil. Ao todo, já são exatos 14 anos participando desse festejo junino que é considerado completo e que ajuda a fortalecer a economia e cultura do povo sergipano. Símbolo de dedicação e amor a Música Popular Brasileira (MPB), a pernambucana de Recife é sem dúvidas uma das atrações mais esperadas do evento.

Com um animo inconfundível, quem assistiu a mais uma apresentação de Elba pode assistir um show de Maracatu, Forró, Baião, e claro, frevo, muito frevo. Há pouco mais de 20 minutos a cantora encerrou a respectiva apresentação nesta 21ª edição do Forró Caju e enalteceu a necessidade de unir esses ritmos e brindar mais um santo junino. Debaixo de chuva, assim como ocorreu no show da banda Garota Safada, Elba disse: ?Essa chuva tão tradicional neste dia vem para saudar essa multidão maravilhosa que está prestigiando as bandas que passam por aqui. Se apresentar em Aracaju é sempre muito bom?, declarou.

Depois de uma tentativa em ser atriz, sua primeira experiência musical veio em 1968, tocando bateria no conjunto feminino ?As Brasas?. Posteriormente, o grupo se transformou de musical para teatral. Contudo, Elba continuou a cantar e a participar de festivais pelo Nordeste brasileiro. Já no ano de 1979, lançou seu primeiro álbum, ?Ave de Prata?. Em 2009, Elba fez 30 anos de carreira e celebrou os mais de seis milhões de discos vendidos. É bicampeã do Grammy Latino, pelos álbuns: Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?, lançado em 2008 e Balaio de Amor, 2009, na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras: Regional e Tropical.

Elba nasceu na Paraíba, na zona rural de Conceição, mais conhecida como Conceição do Vale do Piancó. Em 1962, a família se mudou para a cidade de Campina Grande, também na Paraíba. O pai se tornou proprietário do cinema local. Filha de músico, despertou o interesse pela mesma ainda na adolescência. Esse ano ela completa 35 anos de carreira e disse esperar voltar ao Forró Caju no ano que vem. ?Gosto dessa cidade, desse estado, desse povo. Sempre me sinto bem quando sou informada que fechamos mais uma data. Esse ano foi muito bom para a gente, e espero que em 2015 estejamos aqui novamente?, afirmou.

Nesse momento se apresenta no Forró Caju a banda Forró dos Balas. Portal ARACAJUFEST, na cobertura dos melhores eventos juninos do Estado de Sergipe.

Por Milton Júnior (Aracajufest)