Os professores da rede municipal de ensino da cidade de Feira Nova (SE) fazem greve hoje e amanhã, 23 e 24 de abril, para reivindicar do prefeito Jonathas Oliveira, além do reajuste salarial de 8,23% estabelecido pelo Governo Federal, o pagamento do piso retroativo ao ano de 2013, um terço de férias e o parte do 13º salário do ano de 2012.
De acordo com um dos professores do movimento grevista Gildevan Ferreira, em outubro de 2013 a categoria negociou com o prefeito o reajuste salarial, que na época era de 7, 97%, e que segundo a lei 11.738/2008 deve ser paga anualmente em janeiro, mas a administração municipal de Feira Nova só começou a pagar em novembro, depois do acordo firmado entre os professores e a prefeitura. Outro ponto que também foi negociado na época foi o pagamento do 13º do ano de 2012, que seria pago em duas parcelas, mas a prefeitura pagou somente uma.
Além das reivindicações salariais, os educadores ainda exigem melhores condições de trabalho e de infraestrutura nas escolas. Eles reclamam da falta de ventiladores, dos banheiros de algumas escolas que se encontram em péssimo estado, da qualidade na merenda escolar e da falta de cursos de formação contínua.
Segundo Gildevan Ferreira, todos os professores dos municípios do alto sertão sergipanos já recebem o piso salarial, menos os de Feira Nova, e que amanhã dia 24 já tem uma audiência marcada com o prefeito Jonathas Oliveira para tentar negociar dívidas que a administração municipal tem com o magistério.
Por Ingrid Colaço (AracajuFest)