A Emsetur esteve presente, no período de 4 a 6 de junho, no Festival de Turismo das Cataratas, realizado na cidade de Foz do Iguaçu/PR. O evento reuniu mais de 200 estandes com os principais expositores do país e da América do Sul, dos setores de produtos, destinos e serviços turísticos.
Segundo Waldoílson Leite, da Emsetur, o estande foi bastante visitado por agentes de viagem do Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru e Chile, bem como do sul do país. Ele considerou que o resultado foi muito positivo, pois Sergipe é a novidade do Nordeste, e afirmou ainda que o destino Xingó foi o mais procurado.
?Distribuímos nossa nova folhetearia e DVD em três idiomas. Todo o material promocional foi distribuído: as castanhas de caju para degustação e os lencinhos para higienização das mãos, com foto dos festejos juninos, fizeram, também, o maior sucesso?, afirmou Waldoílson.
Outras participações também ajudaram a divulgar Sergipe. O mestrando de Turismo na UFS Cleomar Macedo submeteu um trabalho para apresentação no evento e conseguiu aprovação. Uma oportunidade de mostrar experiências que podem ser sucesso em Sergipe. O artigo foi extraído da dissertação de mestrado dele, que tem como foco o Turismo de Base Comunitária em três comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, aproveitando o potencial do referido parque.
?A pesquisa que fiz mostrou que a implantação de um turismo de base comunitária é viável para o desenvolvimento da localidade, é uma excelente alternativa no sentido de geração de emprego e renda para a comunidade, preservação da natureza e resgate cultural, sendo, também, uma alternativa ao desenvolvimento do turismo em Sergipe, pois são diversas as experiências bem sucedidas no Brasil?, contou entusiasmado Cleomar.
A participação da Emsetur teve como objetivo promover o destino Sergipe e divulgar o novo material internacional perante os mais de seis mil profissionais que participaram do evento, do público em geral, além dos estrangeiros vindos de diversas partes do mundo. Uma oportunidade de mostrar o potencial turístico e cultural local e divulgar as produções intelectuais dos sergipanos.
Fonte: Imprensa Setur