antoninop

O Mercado Municipal Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, será entregue à população neste sábado, 19 de julho, a partir das 7h30. Os moradores do bairro Farolândia e de toda a região da Zona Sul e também da Zona de Expansão poderão comprar seus alimentos num local novo, moderno, seguro, higienizado e com produtos frescos.

A nova estrutura é composta, em seus 11 mil metros quadrados, por seis pavilhões onde se distribuem os setores de verduras, frutas, aves, laticínios, carnes, pescados, mariscos e agricultura familiar, câmaras frigoríficas, quiosques de bares, palco, bloco administrativo, banheiros masculinos e femininos, auditório e amplo estacionamento. ?Nossa equipe estará a postos permanentemente para cuidar da conservação e do funcionamento do mercado e garantir que ele seja um modelo para toda a cidade. Haverá limpeza diária feita por 10 profissionais, supervisionados por um fiscal?, afirmou o coordenador do local Antonino Gomes Mateus.

Todos os comerciantes que já mantinham seu negócio antes da reforma reabrirão suas portas a partir deste sábado. O vendedor de frangos Claudiberto Lázaro da Conceição é um destes comerciantes. Durante a reforma ele vendeu seus produtos em feiras livres, agora retorna ao ponto fixo que garante o sustento da família e a expectativa é de melhora nas vendas. ?A estrutura é muito boa, o mercado está bonito?, afirma Claudiberto.

Os quiosques que funcionarão como bares também são de responsabilidade de permissionários que trabalhavam no espaço antes da reforma. Eloe Galdino é um deles e visita o local diariamente à espera dos ajustes finais para a abertura. ?Estou aguardando só eles terminarem tudo aí. Aqui está uma maravilha. Fazíamos um forró no nosso bar toda semana e vamos voltar com ele?, promete o simpático senhor.

Já a agricultura agroecológica e familiar tem espaço garantido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário no Mercado Milton Santos, e um dos setores é exclusivamente destinado ao comércio de produtos oriundos das 16 cooperativas registradas em todo o Estado de Sergipe. ?Estamos organizando a logística de venda e de transporte para garantir o fornecimento contínuo destes produtos. Nosso trabalho tem uma função social também?, explica o engenheiro agrônomo José Ramalho Chagas Neto, do Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural e Sustentável (Icoderus), que representa as cooperativas envolvidas.

As informações sobre o funcionamento e a administração do local foram passadas aos permissionários pela Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento. A Vigilância Sanitária, que fará a fiscalização constante e rigorosa dos boxes, apresentou os cuidados a serem tomados com os procedimentos sanitários na conservação e manipulação dos produtos alimentícios.

As vagas remanescentes para venda dentro do mercado foram sorteadas entre os feirantes que atuavam nas tradicionais feiras de quarta e domingo, que continuam acontecendo na Praça Carlos Rodrigues da Cruz, no próprio conjunto. A feira continuará sendo realizada para garantir a oportunidade de venda para os feirantes que não foram contemplados no sorteio.

Fonte: SECOM Aracaju