Desde o dia 31 de maio, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), por meio da Diretoria de Controle Operacional (Dirop), iniciou um esquema especial de limpeza em virtude das festas juninas, tradicionais na capital sergipana. O trabalho começou com a programação da Prefeitura Municipal de Aracaju no Quadrilhódromo da Rua São João. A segunda etapa será iniciada nesta quarta-feira, 18 de junho, com a abertura do Forró Caju 2014, na Praça de Eventos Hilton Lopes, entre os Mercados Municipais Centrais. O programa segue até o dia 29 para garantir a limpeza e o bem-estar do público em todos os dias de festa.
“O plano que montamos atende toda a área da festa, incluindo o entorno, e é desenvolvida, após cada dia de evento, a limpeza geral com lavagem, tanto na Rua São João quanto no Forró Caju. Para a ação no Centro contamos com sete caminhões pipa, um caminhão compactador, uma caixa coletora de cinco metros, 50 contêineres que estarão distribuídos em pontos estratégicos e uma retroescavadeira. Durante todas as noites, uma equipe irá realizar a limpeza do espaço até às 21h, após isto, a operação limpeza será iniciada a partir das 6h. Nos dias de maior movimento iremos atuar com oito equipes de agentes de limpeza e nos mais calmos, com seis equipes?, explicou o diretor de controle operacional da Emsurb, Humberto Santana.
No ano passado, a Emsurb proporcionou um espaço asseado e livre de odores desagradáveis todos os dias para os forrozeiros do Forró Caju 2013. Diariamente foram destinadas 12 equipes, com 12 agentes de limpeza cada, para o serviço. Além da higienização dos camarotes, o espaço do evento recebeu os serviços de varrição, recolhimento de lixo, lavagem do chão e dos 200 banheiros químicos, distribuídos em toda a área do evento, inclusive dentro dos bares.
Orla de Atalaia
O tradicional Arraiá do Povo, que acontece entre os dias 17 e 29 de junho na Orla da Atalaia, também terá a assistência da Emsurb na atuação de serviços de limpeza. No local haverá apresentações de trios de forró pé de serra, bandas de forró, quadrilhas juninas, grupos folclóricos e bandas de pífano. ?Nos dias de maior movimento iremos atuar com duas equipes após cada dia de festa, garantindo assim a limpeza do espaço?, concluiu o diretor.
Fonte: SECOM Aracaju