ministerio-da-educacao-divulga-edital-do-enem-2014

Nos dois dias de prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), 1.519 candidatos foram eliminados, sendo 236 por uso indevido de celular. O exame contou com 8,7 milhões de participantes que foram avaliados sábado (8) e domingo (9).

De acordo com o ministro da Educação, José Henrique Paim, o número de eliminados pode aumentar, após atualização dos dados.

O percentual de abstenções neste ano chegou a 28,64%, contra 29% no ano passado. De acordo com Paim, em 2013, o total de eliminações chegou a cerca de 1.500.

O ministro destacou que a logística do exame mostrou um processo de consolidação neste ano. “Esse processo está consolidado e temos sem dúvida alguma um exame que abre cada vez mais oportunidades para jovens e trabalhadores do país. É uma política que vem gradativamente sendo melhorada”, disse.

Sobre a dificuldade que vários candidatos relataram por terem sido alocados para fazer prova longe de casa, e acabaram sendo eliminados por chegarem atrasados, Paim afirmou que poderá analisar a situação. “A questão do local de prova, depende, vamos ter que ver caso a caso. Vamos analisar”, disse.
O ministro lamentou a morte de uma mulher, em Olinda (PE), que sofreu um AVC poucos minutos após entrar na escola onde prestaria o exame. Após se solidarizar com a família, falou do nascimento de uma menina em Caucaia (CE), durante a realização do exame.

“Nós lamentamos profundamente, mas ao mesmo tempo que nós nos solidarizamos com a família, nós queremos dizer que tivemos também um nascimento de uma criança, que é a Júlia”. A mãe, Maria Valdênia Alves Vieira, começou o trabalho de parto dentro do local de prova.

Fonte: Jornal do Brasil