Fácil de preparar e apetitosa, a bruschetta ganhou espaço nos menus de vários restaurantes do mundo

bruschetta
A bruschetta costuma ser servida como aperitivo ou como entrada de uma refeição mais leve.

Saborosa e rápida de ser preparada, a bruschetta nada mais é do que algumas fatias de pão italiano tostado, sobre as quais se coloca um pouco de tomate picado, queijo parmesão ralado, azeite e sal. Simples assim! Mas é claro que existem milhares de opções para você colocar em cima da fatia de pão. É só usar a criatividade.

Na Itália, a clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino. A receita mais popular no Brasil inclui manjericão, queijo mussarela e tomate, mas variações podem incluir pimenta vermelha, peixe, camarão, berinjela, carne e queijo.

Aproveitar ingredientes é um ótimo pretexto para uma leva de bruschettas. Sobras de legumes grelhados, presuntos, salames e outros embutidos são ótimas sugestões para combinar livremente. Porém, no preparo alguns detalhes são fundamentais para evitar que as convidativas fatias se transformem em simples torradas cobertas por tomate: use o forno convencional, deixando-o sempre em temperatura alta. Mas lembrem-se, sempre por poucos minutos.

Agora é hora de anotar a receita que é super fácil. Siga as dicas, mas sem esquecer-se de usar a criatividade. Tenho certeza que não vai sobrar uma bruschetta para contar história!

Receita da Semana

Bruschetta de bacalhau

bruschetta 2

INGREDIENTES

*200g de bacalhau dessalgado

*1 cebola roxa

*/12 xícara de salsa picadinha

*Azeitonas pretas a gosto

*1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo

*1 tomate pequeno cortado em cubos

*1/2 xícara (chá) de azeite

MODO DE PREPARO

– Em uma tigela, comece desfiando o bacalhau dessalgado.  Adicione a cebola roxa pequena cortada em fatia bem finas. Acrescente o azeite e leve ao fogo até cozinhar um pouco. Tire do fogo e reserve,

– Acrescente ao bacalhau a salsa picadinha, as azeitonas pretas, o pimentão amarelo, o tomate e o azeite. Misture bem.

– Deixe essa mistura “descansar” uns 20 minutos para todos os sabores se misturarem bem.

– Na hora de servir, corte o pão em fatias de cerca de 2 cm e leve-o ao forno para ficar levemente crocante. Tire do forno e coloque uma porção generosa da mistura de bacalhau por cima. Sirva.

*Rende 12 unidades médias

Osanilde Oliveira