“13 de Maio: A Verdadeira História da Abolição”. Este é o tema da palestra proposta pela Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), para discutir as questões envolvendo a Lei Áurea que decretou o fim da escravidão no Brasil em 1888. Promovida em parceria com a Diretoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac) e com a Galeria de Artes J. Inácio, a palestra acontece no dia 12 de maio, às 08h, no auditório da BPED.
A palestra será ministrada pelo professor Doutor Fernando Aguiar, membro dos Conselhos Estaduais de Educação e de Cultura. Na data, a BPED também ira homenagear a uma das grandes referências da luta pela liberdade do povo negro, a professora e antropóloga brasileira, Lélia Gonzalez. A antropóloga será tema de uma exposição que estará disponível ao público no período de 12 a 20 de maio.
Mineira de Belo Horizonte (MG), nascida em 1935, Lélia Gonzalez, graduou-se em História e Filosofia e trabalhou como professora da rede pública de ensino. Fez o mestrado em comunicação social e o doutorado em antropologia política, quando começou desenvolver pesquisas sobre gênero e etnia. Faleceu em 1994, no Rio de Janeiro.
As atividades tem como objetivo proporcionar aos usuários da Biblioteca o acesso à informação, visando ao seu desenvolvimento crítico, sócio educativo e cultural nas diversas áreas do conhecimento. Mais informações e agendamento pelo telefone (79) 3179-1907.
Fonte: G1 Sergipe