010
Ermelino Cerqueira, presidente empossado falou da sua missão a frente da Adpese

Em cerimônia realizada na tarde da última segunda-feira (18), na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, foi empossada a nova diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese), para o biênio 2016/2018. A posse protocolar contou com a presença do presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Joaquim Neto; do defensor público geral, Jesus Jairo Lacerda; do secretário geral da Defensoria Pública, Almo Batalha Britto; do sub-defensor público geral Raimundo Veiga e demais defensores públicos.

Em seu discurso de despedida, o defensor público Sérgio Barreto Morais agradeceu à classe pela confiança e destacou a presença e apoio da Diretoria e funcionários da Adpese. “Essa gestão vai ficar marcada pela união e harmonia, onde todos trabalharam no sentido de construir uma Defensoria melhor. O dever foi cumprido. Agradecemos a todos os colegas o apoio”, disse o ex presidente da Adpese.

020
Presidente da Anadep destacou o papel que a Adpese sempre teve na Defensoria Pública

Já empossado, o presidente eleito Ermelino Costa Cerqueira afirmou que sua gestão será pautada na união e na defesa dos direitos e interesses dos defensores públicos e da população carente. “Com muita honra e cônscio da responsabilidade afiançada à nossa chapa pela maioria dos defensores públicos de Sergipe, buscaremos desenvolver uma gestão altiva e cooperativa com a administração da Defensoria Pública do Estado, a fim de efetivarmos o acesso à Justiça em favor dos hipossuficientes que, numa época de crise como a que vivenciamos, têm em nossa instituição a única chance de alcançarem a tutela jurisdicional”, enfatizou.

030
Sérgio Barreto lembrou do seu trabalho enquanto presidente da Adpese e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos

O presidente da Anadep Joaquim Neto lembrou que a instituição se tornou grande pelo trabalho construído em conjunto com a Adpese. “É preciso que se diga que historicamente Sergipe sempre teve papel muito importante nos avanços da Defensoria Pública. A Associação dos Defensores Públicos de Sergipe se fez muito presente na Anadep, compondo as mais diversas diretorias, atuando de forma direta nas conquistas, a exemplo da aplicação da Emenda Constitucional 80/2014”, relata. “Sentiremos saudades de Dr. Sérgio pela sua atuação equilibrada, pelo seu perfil social acima de tudo. Ele é um vocacionado a Defensoria Pública, isso transborda no falar e na forma de agir dele. Mas que será substituído a altura, uma vez que Dr. Ermelino possui todos os atributos de capacidade, preparação e até de experiência no trabalho associativo porque já compôs a diretoria anterior. Então estamos extremamente felizes por estarmos aqui e esperançosos que o trabalho será cada vez melhor”, finaliza.

033
Defensor geral, Jesus Jairo; presidente empossado da Adpese, Ermelino Cerqueira; presidente da Anadep, Joaquim Neto; ex-presidente da Adpese, Sérgio Barreto; e vice-presidente empossado da Adpese, Eric Martins

“Parabenizo a Dr. Sérgio por ter conduzindo sempre a Associação com muita cautela, escutando os colegas e somando-se ao defensor geral com boas ideias. De fato, não existe crescimento se não houver união entre Associação e a Defensoria Pública. E desta forma vem dando certo aqui no nosso Estado. Acredito Dr. Ermelino que o senhor chega para somar. Conheço seu modo de pensar, sua forma de agir e sua vontade. Sei que o senhor está preparado para assumir o leme desse barco, e pode contar conosco. Parabenizo o senhor pela bela campanha e por hoje está assumindo essa missão”, ressalta o defensor público geral do Estado de Sergipe, Jesus Jairo de Lacerda.

034
Diretoria empossada da Adpese, Eric Martins, Veríssimo Oliveira, Ermelino Cerqueira, Rachel Cabral e Jairson da Graça

Além do novo presidente, também tomaram posse o vice Eric Martins Santos de Figueiredo e demais membros da Diretoria, os defensores públicos José Jairson da Graça (diretor financeiro), Gustavo Dantas Carvalho (diretor secretário), Veríssimo José de Oliveira (diretor jurídico) e Rachel Cabral Barreto (diretora social cultural). Já no Conselho Fiscal da entidade, assumiram Janine dos Reis Cunha, Paulo Eduardo Cirino de Queiroz, Jorge Raimundo Valença de Menezes, José Fabricio Sabino, Saulo Lamartine Macedo e Flávia Prado Santana Arciere.

Fonte: Osanilde Oliveira