Uma equipe formada por 10 estudantes sergipanos venceu na categoria pesquisa, nesta terça-feira (11), a Competição Internacional de Robótica realizada na Espanha. Eles apresentaram o robô chamado Tereza e um projeto de pesquisa sobre o descarto de lixo de agulhas e lancetas usadas por diabéticos fora do ambiente hospitalar.
O estudante Gabriel Fontes, 17 anos, tem diabetes e se espelhou na própria rotina para idealizar com os outros alunos a pesquisa. “Foi através da minha doença que arquitetei o projeto. Afinal, não existe uma forma correta e segura de descartar esse material, apresentamos na Espanha que é possível fazer isso”, assegura Gabriel.
As agulhas e lancetas normalmente são descartadas no lixo comum. Os estudantes do ensino médio criaram coletores para o material, uma espécie de garrafa.
“Segundo o nosso projeto de pesquisa, o material utilizado pelo diabético, depois de utilizado, é entregue no posto de saúde e lá se torna responsabilidade das autoridades competentes. Ou seja, esse material não vai mais para o lixo comum”, explica o professor Hélio Igor Santos.
Outra equipe também formada por 10 estudantes viaja na próxima terça-feira (17) para os Estados Unidos. Eles vão participar de mais uma etapa do Mundial de Robótica e apresentar um projeto de pesquisa sobre o desperdício de medicamento.
Fonte: G1 Sergipe