Em junho de 2013, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) finalizou o curso de Cabeleireiro Assistente, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas haviam acontecido na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Conjunto Jardim Esperança. Agora, em junho de 2015, alunos daquela turma deram um novo passo na carreira e se matricularam no curso livre de Aperfeiçoamento de Cabeleireiro com foco em Corte e Escova, ofertado na mesma UQP. O tempo passou, mas a sede de conhecimento permaneceu.

Com carga horária de 60h, a temática abordada pela instrutora Maria José da Cruz é repassada através de apostilas, DVDs e atividades práticas – dentro e fora da unidade. No início do mês, por exemplo, os 20 participantes estiveram no encontro estadual de catadores de material reciclável, promovido no Parque Governador José Rollemberg Leite (Parque da Cidade), e puderam, ao mesmo tempo, exercitar o manejo com as tesouras e a cidadania. “Eles fizeram 210 cortes e 70 realinhamentos de sobrancelhas. Gratuitamente”, relembra Maria José.

phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br srcf0bf7eb4acc37f85db946c4933975896 par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1434644712

Na noite desta quarta-feira, 17, outro momento de diversidade marcou a capacitação e incrementou ainda mais o aprendizado do grupo. Desta vez, os alunos foram contemplados com a demonstração de uma linha profissional para tratamentos capilares que visa nutrir e hidratar os fios. “A ideia é aperfeiçoar a técnica, como complemento do conteúdo”, explica a gerente comercial da Distribuidora Coiffer em Sergipe, Karol Barros, ao reforçar o significado da ocasião. “Esse já é um suporte pós-curso, pensando na continuidade do trabalho”.

Progresso e crescimento

A ideia agradou a todos. Há doze anos no ramo e há sete como proprietária de um salão de beleza, Sandra Ferreira aprovou a iniciativa. “Não tem nada melhor que uma demonstração, porque a gente já se baseia como trabalhar com o produto. É muito importante”, avalia. Mesmo com mais de uma década de experiência, ela compreende a necessidade de obter novas qualificações. “Nunca perco a oportunidade. Sempre tem novidades”, afirma Sandra, que não hesitou em se inscrever na turma de Aperfeiçoamento de Cabeleireiro. “Fez com que eu esclarecesse dúvidas sobre os cortes. Quero passar o conhecimento para os meus funcionários”, conta a empresária, atualmente com quatro colaboradores em sua equipe.

Um deles é o próprio irmão de Sandra, Alex dos Santos, de 21 anos. Naquela família, santo de casa fez milagre. “Não sabia nem pegar na escova e no secador”, relata, com um sorriso de quem não esconde os avanços conquistados. Convencido pela irmã, Alex participou do curso do Pronatec, em 2013. Desde então, ele encontrou seu caminho na vida profissional. “Mudou bastante. Foi uma ótima experiência que conquistei. Trabalho com isso e não abro mão”, diz o jovem, que assegurou a vaga na turma de Aperfeiçoamento de Cabeleireiro assim que soube da oferta. “Nunca é demais. A gente tem que estar sempre conectado”, aconselha.

Quem também viu a trajetória mudar de rumo foi Valterlene da Conceição. Há dois anos, quando estava desempregada, decidiu se matricular no curso de Cabeleireiro Assistente. Hoje, diante da possibilidade de aprimorar suas habilidades, ela não perdeu a chance. “Nem pensei duas vezes. Quero estar pronta”, enfatiza Valterlene, que trabalha a domicílio fazendo selagens, alisamentos, relaxamentos e progressivas. “Dá para a gente ganhar dinheiro sim. Fui além do meu plano inicial. Esses cursos são uma bênção, e não gastei nada”.

Fonte: Prefeitura de Aracaju