
A Galeria J. Inácio esteve cheia na noite desta quarta-feira, 06 de setembro, para o lançamento da exposição “Matrizes, Geratrizes e Derivadas”, do artista visual, Antônio da Cruz. Inspirada em prédios históricos de Aracaju, misturadas a mundos fantásticos e naves futuristas, as obras inéditas, produzidas especialmente para esta mostra, encantaram amigos e autoridades que estiveram no local.
Segundo o artista, várias técnicas são usadas para desenhar as placas metálicas que acabam formando imagens em três dimensões. Nelas Cruz trabalha jogos de luzes coloridas com efeitos fantásticos, que são fotografados e impressos, compondo uma série de novas imagens. “Esta técnica eu tenho desenvolvido conscientemente desde 2013, a partir de diversas experimentações, e eu me surpreendo a cada dia com ela, porque as possibilidades são infinitas com efeitos visuais através do reflexo das luzes”, explica Cruz.
A mostra é a quarta entre os projetos selecionados pelo edital de Ocupação da Galeria referentes a 2017, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). “A ideia do edital é altamente democrática, pois veio de uma reivindicação do Fórum de Ates Visuais de Sergipe e foi atendida pela Secretaria de Estado da Cultura que abriu as portas para nos receber, então o mérito á das duas partes”, afirmou o artista.

Para o superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, o fato de o edital selecionar desde artistas iniciantes, até nomes consagrados como Antônio da Cruz, comprova democracia no processo seletivo. “Ter esta exposição de Cruz comprova a credibilidade do Edital, o que para nós é mais importante. Além dele, tivemos artistas como Fabio Sampaio, Elias Santos, que se inscreveram no edital, apostando na transparência do processo. Isso legitima nosso trabalho”, argumentou.
O Secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto, também esteve na Galeria para prestigiar o trabalho de Cruz. “Em um momento tão difícil da economia, a Secretaria de Estado da Cultura encontrou soluções, através de seus editais, para expor a arte. Antônio Cruz é um artista consagrado, e que está mais uma vez inovando com suas técnicas e construindo peças com efeitos que enchem os nossos olhos, e que mostram que o movimento das artes visuais em Sergipe, está mais vivo do que a imaginamos”, ressaltou.
O estudante de Artes Visuais da Universidade Federal de Sergipe, Edioclésio Menezes, disse que tem o trabalho de Cruz como uma inspiração. “Eu achei maravilhosa a exposição, pois ele está apresentando aqui uma técnica inovadora que traz o metal e a iluminação, um artista que tem uma trajetória de mais de trinta anos nas artes visuais. Então é uma proposta de grande importância aqui no Estado”.
A exposição permanece aberta ao público ao longo de todo o mês na Galeria J. Inácio, que fica em anexo a Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Bairro 13 de Julho, Aracaju. Escolas e grupos podem agendar visitas pelo telefone (79) 3179 – 1969.

Fonte: Secult




