images/grande-galeria_alvaro_santos-foto_pedro-leite.jpg

A partir do dia 6 de maio, a Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) recebe a exposição “Duas gerações, um mesmo tema”, que reunirá obras de Joel Dantas e Pedro Boeira. São 30 trabalhos dos artistas plásticos que retratam os festejos juninos e o folclore do Estado.

Apaixonado por Sergipe, onde vive desde seus quatro anos de idade, o baiano Joel Dantas busca registrar, através de óleo e acrílico sobre tela, os momentos da Festa do São Pedro de Capela e do São João de Estância, com a festa do mastro e a queima dos fogos dos respectivos municípios.

“Passo nos meus quadros o sentimento pela festa do São João, o orgulho dessa época em que nos reunimos com as nossas famílias há gerações. Sempre percebi que tinha essa lacuna para valorizar a tradição também na arte e faço isso”, destaca Joel.

Já o aracajuano Pedro Boeira, que tem quatro anos nas artes, trará para a mostra 14 quadros feitos nas técnicas de aquarela sobre papel e sobre tela. Para ele, o cotidiano de Aracaju foi sua grande inspiração. “Quero mostrar a cidade, as pessoas, o movimento que a cidade tem e como eu a vejo. Além disso, em um dos quadros tem uma homenagem a um amigo que é feirante. Esse quadro se tornou um dos meus preferidos”, comenta.

Luiz Adelmo, diretor da unidade, ressalta que a exposição marca a abertura do ciclo junino. “Os quadros retratam tanto a nossa cultura com a festa mais tradicional do Estado, como também detalhes da cidade de Aracaju. A união destes elementos nos prepara para o São João”, explica.

A exposição será aberta às 20h de terça-feira, 6, e segue até o dia 24 aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. A galeria está localizada na Praça Olímpio Campos, S/N, Centro.

Fonte: Ascom