ponte caiu

A falta de manutenção pode ter provocado a queda da ponte localizada no Povoado de Pedra Branca, no município de Laranjeiras, região metropolitana de Aracaju, no sábado (9). Com a queda, a tubulação de água das adutora foram rompidas e deixou 70% da Grande Aracaju sem água. Arício Rezende, presidente estadual do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea), informou ao G1 que a ponte estava sem passar por manutenção há mais de 20 anos.

antes

“Nós temos conhecimento que a última manutenção e reparo feito na ponte, no que consta na documentação encontrada no Crea, em setembro de 1994. Acreditamos que essa manutenção deva ser feita, no máximo a cada cinco anos, a depender das recomendações feitas na última manutenção? explicou Arício.
De acordo com ele ainda é cedo para determinar as causas que influenciaram a queda da ponte. ?Somente depois de concluído este laudo é que nós poderemos afirmar qual o motivo, mas na visão da engenharia, acredita-se que a falta da manutenção tenha sido a causa maior? completou ele.
Com a queda da ponte, duas adutoras do São Francisco romperam, afetando 70% do abastecimento de água da Grande Aracaju. Com isso, as regiões de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, estão sofrendo com o rodízio de água.
O presidente do Crea ainda lamentou a queda da ponte, que segundi ele, significava uma das grandes obras da engenharia de Sergipe.

unnamed 3

Arício Rezende diz que falta de manutenção pode
ser causa da queda

?É lamentável que com o descaso das autoridades venha acontecer problemas dessa natureza, então nós pedimos que as autoridades fiquem mais atentas a essas situações. Só em Aracaju, no nosso conhecimento, existem cerca de 17 pontes que devem ser reparadas com manutenção constantemente? enfatizou o presidente.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o tráfego no KM 77 da BR-101 começou a fluir apenas em meia pista a partir do fim da manhã desta terça-feira (12). A intervenção ocorre no trecho da ponte nova que fica ao lado da que desabou no Povoado Pedra Branca entre os municípios de Laranjeiras e Maruim, em Sergipe.
“A ponte é do Governo Federal e as tubulações passavam lá há bastante tempo. O Governo do Estado vai montar uma estrutura para apurar o ocorrido e o porquê da ruptura da estrutura. Acho que, neste momento, temos que concentrar esforços para achar uma solução emergencial para 1 milhão de pessoas da Grande Aracaju”, afirmou Cesar Melo, diretor da Companhia de Saneamentop de Sergipe (Deso).
O Tenente-Coronel Mendes, diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe, disse que ainda é muito cedo para afirmar o que causou o desabamento.?O nosso objetivo atual é trabalhar com as ações emergenciais para garantir o restabelecimento de água para a população afetada. As causas serão apuradas, o que é um procedimento normal diante de um desastre desse porte, porém serão levantadas em um momento oportuno?, disse.

Fonte: G1 Se (Globo.com)