O plenário do Senado Federal aprovou na manhã desta quinta-feira, 12, a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Foram 55 votos a favor e 22 contra a instaauração do processo e, com essa decisão, ela fica afastada do cargo por até 180 dias, deixando a presidência nas mãos do vice, Michel Temer. A decisão mobilizou o país e as redes sociais e os famosos não ficaram de fora. Muitos usaram seus perfis na web para comentar o afastamento de Dilma e o atual cenário político brasileiro.
Regina Duarte: “Sai uma presidente eleita por 54.501.118 eleitores. Entra um presidente eleito por 54.501.118 eleitores. Petistas, Temer agradece seus votos”. Antes, ela fez outro post com uma foto com os dizeres: “Lembre-se, petista: Foi você quem votou no Michel Temer”.
Johnny Massaro: “Nojo. Não podemos aceitar nada que seja retrocesso e precisamos dar nome certo: é golpe! Temer não pode ser a opção porque claramente não representa avanços nas questões humanas (sem falar da ilegalidade do processo e do seu óbvio envolvimento com esquemas de corrupção); somente e supostamente naquilo que envolve os poucos que muito e mais se beneficiam da máquina econômica. Entendo, com muita tristeza, que a maioria (?) não entenda o que significa esse impeachment: as forças que o movem são muito poderosas. É preciso discutir e entender profundamente o que queremos enquanto seres humanos”.
Veridiana Freitas: “Bom dia Brasil, hoje é um dia de vitória, onde milhares de brasileiros saíram de suas casas para votar decentemente em urnas por um país melhor! Hoje é um dia de vitória para nossos rostos pintados de verde e amarelo diante de tanta indignação em protestos de rua! Hoje é um dia de vitória para falar que sim, temos voz e principalmente temos salvação. O câncer do nosso governo foi eliminado e com ele o comunismo! Esse dia vai ficar marcado para história de nossos filhos e netos e voltamos a ser República, desde a época de Collor não via tanta podridão em um governo. Após quase um ano vencemos! ‘E o sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da Pátria nesse instante’ #impeachment #tchauquerida #foracorrupcao”.
Fernanda Motta: “Acordei hoje um pouco cansada de tudo isso. De corrupção, roubalheira, povo sofrendo, pessoas insensíveis, pessoas sem caráter! E fico pensando: a culpa é de quem? Somos todos coniventes com o país do jeitinho, das tramoias, etc… Acordei muito cedo, sem sono, e olhando a internet me senti enjoada… Olhando as redes sociais, fiquei mais enjoada ainda! Percebendo que muitas daquelas pessoas também vivem em um mundo todo errado! Gente que usa o nome de Deus, que apresenta uma postura e uma vida que não existe. Falsidade está em todo lugar. Está faltando mais vida real, mais amor, realidade, naturalidade! Está faltando não só para os políticos, mas para nós também, faltando vergonha na cara! É isso… fui!”.
Roberto Birindelli: “55 milhões x 55 votos tipo mais ou menos políticos. 7 x 1 povo brasileiro. Democracia vem da palavra ‘demos’ (povo). Se o povo não está sendo ouvido, validado, contemplado, não há democracia…”.
Maria Fernanda Cândido: “Que reine a lucidez daqui para a frente e que assim o povo brasileiro possa se unir e lutar pelo que nos interessa: a Reforma Política e a aprovação das 10 Medidas Contra Corrupção. #chegouahora #10medidas #reformapolítica #uniãodosbrasileiros #vamoscobrar #olhovivo”.
Gisele Itié: “Não basta ser ladrão, tem que ser amigo de racista e homofóbico. Bom dia Brasil! #motivação”.