phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br srcac5be05e32f920103e4be82a4566fe22 par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1432135340

Celebrando a semana da Luta Antimanicomial, pacientes e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial da Saúde de Aracaju percorreram os corredores convidando todos da Secretaria de Saúde de Aracaju para participarem da feira cultural montada no hall da sede. A ação faz parte do trabalho de integrar os pacientes com transtornos mentais ao convívio social.

Exposição fotográfica, música, venda de objetos decorativos, quadros e muita disposição marcaram a presença destes ilustres convidados. ?Trouxemos os pacientes para dentro da Sede da Saúde de Aracaju inclusive para sensibilizar os profissionais quanto às pessoas com transtorno mentais. Nosso foco também é fazer com que estes pacientes se sintam valorizados quanto às suas produções. As vendas destes produtos contribuem para a autoestima deles de forma consideravelmente?, disse a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Saúde de Aracaju, Karina Cunha.

Segundo a residente em Saúde Coletiva da Unit, Jamille Figueiredo, responsável pela oficina literária dentro dos CAPs, o livro ?Saúde Mental e Inserção Social?, foi resultado de muita conversa e principalmente, trabalho escrito. ?Realizávamos encontros com os pacientes e desse trabalho íamos escrevendo histórias em conjunto., porém, alguns autores trouxeram também suas histórias escritas de forma pessoal. Já imprimimos 200 livros, que foram vendidos em diversos lugares de Sergipe e até para outros estados?, pontuou Jamille.

Segundo o escritor Jociênio Santana dos Santos, o livro relata situações do cotidiano. ?Abordamos assuntos de nossas vidas. Mostramos questões relacionadas ao preconceito que nós, os pacientes com transtornos mentais, convivemos diariamente. Também abordamos assuntos sobre religião e temas diversos?, explicou. Para a também escritora, Lory, o livro serviu como forma de explorar assuntos relacionados à educação. ?Fiz algo mais contemplativo, para forçar uma reflexão no leitor. Em meu ponto de vista a escola não é apenas o prédio físico, nem os docentes. Antes de tudo é uma entidade formadora da personalidade das pessoas?, filosofou.

Urgência Mental

Karina Cunha contou ainda que na tarde da última terça-feira, 19, profissionais da Rede de Atenção Psicossocial estiveram visitando a Urgência Mental e o Serviço Hospitalar de Referência em Saúde Mental, que funciona dentro do Hospital São José. ?Fizemos também um cortejo passando pelas alas do hospital, interagindo com os pacientes e conversando com seus familiares. Estes cortejos possuem o apoio de diversos profissionais da Saúde Mental Municipal. Agradecemos publicamente ao médico Ednei Vasconcelos (que também participa dos cortejos tocando violão e cantando), como forma de estender o agradecimentos a todos os outros envolvidos neste projeto tão especial para a Saúde de Aracaju?, frisou Cunha.

Fonte: Prefeitura de Aracaju