Feivest

Cerca de 20 mil pessoas passaram pela Feira do Vestibular ? Feivest 2014, promovida pela Universidade Tiradentes,neste sábado (01 de novembro) . Mais de 100 stands foram montados no campus Farolândia, na Zona Sul de Aracaju, e quem esteve no local pode conhecer as opções de graduação que são ofertadas pela universidade. O interior do estado também recebeu ações das Feivest que, em sua 14ª edição, inicia o período de inscrições para o vestibular da Universidade Tiradentes. Neste processo seletivo, 4.378 vagas são ofertadas, em 42 cursos presenciais.

De acordo com o superintendente de relações institucionais da Unit, o professor Yan Damasceno, a proposta da feira é aproximar a sociedade das atividades que são desenvolvidas pela instituição. ?Neste dia procuramos demonstrar o que acontece dentro dos nossos muros, prestar contas e orientar a comunidade sobre a escolha da melhor profissão. Aqui nós disseminamos valores e princípios para a formação de um capital social, um capital humano capaz de transformar o mundo, pois a educação sozinha não transforma nada, mas as pessoas podem mudar a sua realidade.?, afirma.

Além de poder fazer a inscrição no vestibular, a Feivest conta com diversas atividades, como apresentações artísticas; gincana entre as escolas; jogos no complexo esportivo; esportes radicais como rapel, paint ball e escalada e minicursos gratuitos, como o de Desenho Livre, ofertado pelo curso de Arquitetura.

O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo Marley Lima que está no quarto período do curso e escolheu a profissão durante uma Feivest, avalia a iniciativa da universidade. ?Muitos alunos no ensino médio têm dificuldade na hora de escolher a profissão e essa feira ajuda a fazer a escolha porque é uma oportunidade de conhecer na prática o que cada área desenvolve e ver aquela que se aproxima mais do seu perfil?, observa.

Um exemplo disso é o curso do comunicação social que durante todo o dia realizou a cobertura do evento com a transmissão online e a locução de rádio. A coordenadora do curso, a professora Valéria Bonini, salienta que a feira reúne o tripé que forma a universidade ensino, pesquisa e extensão e fala das novidades para o próximo ano. ?Aqui nós apresentamos as especificidades dos cursos e o que os alunos desenvolvem na prática como o telejornal laboratório Unit Notícias. No próximo ano, a grade de jornalismo, por exemplo, terá uma nova matriz curricular, de acordo com as exigências do MEC?, enfatiza.

A jovem Amanda Evelyn, 17 anos, que está concluindo o ensino médio, aproveitou a Feivest e fez a sua inscrição no curso de direito. Ela justifica a escolha. ?Eu gosto da estrutura que eles disponibilizam e acho que vou ter o suporte que preciso para ser uma boa profissional?, diz.

Fonte: Por Milton Júnior (Aracajufest)