Os cursos de capacitação do Pronatec na comunidade do Mosqueiro começaram dia 8 e seguem até o dia 19. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (SEMICT) em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).
Os cursos estão sendo ministrados na Escola Municipal Elias Montalvão, no bairro Mosqueiro, das 08:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h. São 69 alunos sendo capacitados nos cursos de Atendimento ao Cliente (duas turmas de 25 alunos) e Pintura em Tecido (uma turma de 19 alunos).
Estes alunos são comerciantes que trabalham no projeto Pôr do Sol de Aracaju, que acontece todos os sábados à tarde na Orlinha do Bairro Mosqueiro. Os cursos são ofertados por etapa e alguns dos participantes já participaram de outros cursos, como os de manuseio de alimentos e Inglês básico.
Com os cursos, o objetivo da Semict é proporcionar à comunidade local uma oportunidade de qualificação profissional, dando mais oportunidades de trabalho e qualidade nos serviços prestados, não só na feira livre do projeto pôr do sol como em qualquer circunstância de trabalho.
Para o Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, o projeto tomou uma dimensão positiva. “Acredito que, diante da dimensão que se tornou o projeto Pôr do Sol de Aracaju, tornou-se necessária a qualificação da mão de obra demandada do próprio projeto e desta forma providenciamos de imediato a realização destes cursos que servirão não só para eles atuarem no projeto, mas servirão para a vida toda onde quer que seja o trabalho destas pessoas. Eles estarão qualificados e atendendo às exigências do mercado de trabalho. Devido à importância deste contexto, estendemos este benefício para toda a comunidade que está sendo agraciada sem se deslocar do seu bairro, pois estamos realizando os cursos em uma escola do município sediada no próprio bairro, o que facilita e estimula a presença nas salas de aulas”, disse.
Para a Coordenadora do Ponto de Atendimento ao Turista da Orla Pôr do Sol, Adeilde Queiroz, a resposta da comunidade foi extremamente positiva. “Quando os cursos foram disponibilizados aqui para a comunidade, foi motivo de festa, as pessoas ficaram muito contentes e logo as vagas já estavam preenchidas. Esta qualificação era desejada por muitos aqui do bairro Mosqueiro e chegou em boa hora”, contou.
Fonte: SECOM Aracaju