Os preparativos para a décima sétima edição do tradicional Festival de Barracas Juninas do município de Nossa Senhora Aparecida continuam a todo o vapor. O Festival é organizado pela Prefeitura Municipal, através das secretarias de Educação e Cultura, contando com a participação dos alunos da rede estadual, municipal e particular de ensino, que organizam barracas temáticas com o objetivo de enaltecer as expressões da cultura popular nordestina, por meio de um conjunto de atividades culturais.

 

A festa acontecerá na sexta-feira, 17 de maio, trazendo como tema central “A educação valorizando o conhecimento e a cultura”. De acordo com a prefeita do município, Verônica Sousa, o Festival é uma iniciativa de grande relevância pedagógica e cultural. “Essa é uma festa muito esperada pelos alunos e que mexe com o coração de todos os aparecidenses. Tradicionalmente, damos o pontapé inicial nos festejos juninos no interior do estado. Temos aqui uma festa grandiosa, realizada com o empenho de alunos, professores e da administração municipal”, destacou.

 

Participam do Festival as Escolas Municipais Dr. Lourival Baptista e Professora Josefa Maria da Costa, o Colégio Estadual João Salônio, e a Escola Paraíso Infantil, que faz parte da rede particular de ensino no município. Nesta edição, os temas abordados na ornamentação das barracas trazem a cultura aparecidense, os forrozeiros nordestinos, o comércio informal e as feiras livres, uma homenagem aos ex-alunos da rede pública no município, a vaquejada, a agropecuária nordestina e seus avanços, a culinária junina, entre outros.

 

Programação

No dia 17 de maio, a partir das 16h, as barracas temáticas iniciam suas atividades através da venda de comidas típicas juninas. Em seguida, os grupos de quadrilhas realizam suas apresentações. A partir das 23h, shows artísticos com Gabriel Diniz, Luanzinho Moraes e Dj Thiago Santos.

 

Nos próximos dias, uma grande estrutura será montada na Praça de Eventos, com barracas de comidas típicas, palco para apresentações musicais, segurança e serviços de saúde. Em 2018, a festa reuniu cerca de 20 mil pessoas, sendo apontada como a abertura oficial dos festejos juninos na região do médio sertão e agreste sergipano.