phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br src4b83c1e1ba895b29bff903b33cbbd002 parbff0ab9012c9c3524b231e23d62711a2 dat1433961426

O primeiro dia de exibição do Festival de Cinema Europeu teve a sala cheia. Com o filme “Il Sole dentro” (O sol dentro), do diretor Paolo Bianchini, foi iniciada a semana de exibição. O festival que tem como objetivo promover a cultura européia no Brasil, une diferentes manifestações culturais para celebrar o dia da Europa. A sala Walmir Almeida, localizada no Centro Cultural de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e o Cine Vitória, estão sendo sedes deste evento.

Para Rosângela Rocha, coordenadora do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), ter a sala cheia no primeiro dia de exibição é ter a certeza que a semana será muito produtiva. “Estamos fechando parcerias com projetos importantes com a intenção de trazer para Sergipe filmes nacionais e internacionais muito interessantes. E nos depararmos com a sala cheia já no primeiro dia de exibição é a certeza que teremos uma semana de muito sucesso. Com isso esperamos que qualidade do público continue, pois garantimos que os filmes estarão à altura deles”, afirma.

Historiadora e amante do cinema, Lenalda Andrade parabeniza os organizadores e pede que tenha uma continuidade de eventos como este. “A iniciativa do Núcleo Digital é louvável, pois temos uma carência muito grande de bons filmes, o cinema de qualidade no estado é uma grande falta para nós amantes desta arte. Então é muito oportuno esse festival e deve ser repetido outras vezes, pois os filmes que estão programados são excelentes”, diz.

A jornalista, Luciana Maria diz que é uma grande oportunidade poder assistir os filmes que estão sendo exibidos e poder conhecer outras culturas. “Como trata- se de filmes de vários países, estamos conhecendo, através de diferentes pontos de vistas outras realidades. Hoje o filme foi baseado em fatos reais e nos mostrou como é difícil viver na África. Pretendo voltar outras vezes porque fiquei muito interessada no que posso ver nos próximos dias”, comenta.
Com uma seleção de dezoito filmes de países diferentes, o Festival traz os mais variados gêneros em torno do tema Cidadania e Desenvolvimento. Com apoio local da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, por meio do NPDOV, e do Cine Vitória, a realização do festival é da Delegação da União Européia no Brasil; Escritório Cultural da Embaixada da Espanha em Brasília; Ministério de Assuntos Exteriores y de Cooperación; EUNIC Brasil Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da EU.

11ª Semana da Europa

A Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

As exibições são gratuitas, seguindo até o dia o próximo dia 14, mas as sessões realizadas no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) serão somente até a sexta-feira, dia 12, e no Cine Vitória até o final da semana. Confira a programação:

FESTIVAL DE CINEMA EUROPEU

Quarta-feira 10/06 às 15h

“Homens de Esperança” (2011), de Ji?í Vejd?lek – República Tcheca

Romance | 110 min

Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse: Pode a infidelidade ser base de uma relação feliz? O boêmio e encantador Rudolf acredita que sim. Ele não entende a ingenuidade de seu correto genro Ondrej, que começa perigosamente a entediar sua esposa Alice. Como Rudolf é um pai amoroso, ele oferece algumas dicas comprovadas sobre como trazer a emoção para o casamento moribundo.

Classificação: 14 anos

Quinta-feira 11/06 às 14h

“Diamantes Negros” (2013), de Miguel Alcantud – Espanha

Drama | 94 min

Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse: os amigos de infância Amadou e Moussa são escolhidos em Mali por um olheiro de futebol. Eles são separados das suas famílias e levados a Madri. Uma viagem pela Espanha, Portugal e Norte da Europa, irá ensiná-los as sombras do “jogo bonito”, um negócio que deixará de tratá-los como crianças para vê-los como “Diamantes Negros”.

“A Gangue de Oss” (2011), de André van Duren – Países Baixos (16h)

Policial | 108 min

Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: nos anos 30, a cidade de Oss era dominada pela criminalidade. A polícia militar do norte do país foi enviada para libertá-la de uma terrível gangue. No entanto, os agentes descobrem que até os funcionários municipais se envolvem na prática de crimes sexuais e fraude. O conflito explode entre o Sul católico e o Norte protestante do país, provocando a queda do governo – o último que havia antes da Segunda Guerra Mundial.

Sexta-feira 12/06 às 14h

“Thomas, o Falcoeiro” (2000), de Václav Vorlí?ek – Eslováquia

Aventura | 96 min

Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: debaixo de castelo do aristocrata Belador vive o jovem Tomás, de 14 anos, que é capaz de falar com os animais como seus familiares. Sua vida está correndo tranquilamente até o dia em que os cavalos matam o pai. O avô Metodei vai ao castelo de Belador pedir emprego. Tomás o acompanha e namora Formína, filha do proprietário. Para evitar ser castigado, Tomás escapa para a selva, onde aprende a arte de falcoaria.

“O Investigador” (2008), de Attila Gigor – Hungria (16h)

Suspense | 107 min

Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: reservado e introspectivo, o patologista forense Tibor Malkáv cuida de sua mãe, que sofre de câncer. Precisando de dinheiro para o tratamento, o protagonista aceita matar um desconhecido. Inesperadamente, ele acaba experimentando um incomum jogo de identidades entre vítima e assassino.

Cine Vitória

Sábado 13/06 às 14h

“A Estação de Rádio” (2012), de Nicolas Philibert – França

Documentário | 103 min

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Quantos takes são necessários para gravar a acústica perfeita de uma porta se abrindo? E para modular corretamente a voz de um leitor? O documentarista Nicolas Philibert encara o desafio de fazer um filme sobre a Radio France. Munido de sua câmera e equipamento de áudio, o cineasta passou seis meses dentro dos corredores do lugar, registrando a meticulosa rotina de trabalho dos funcionários da estação e sua programação – que inclui concertos, entrevistas, reportagens e conversas com ouvintes.

“Tabu” (2012), de Miguel Gomes – Portugal

Drama | 118 min

Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse: Aurora é uma idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um oculto episódio do seu passado: uma história de amor e crime vivida na África. O filme conta também a história do fim do império de Portugal no continente africano.

Domingo 14/06 às 14h

“O Amante da Rainha” (2012), de Nikolaj Arcel – Dinamarca

Drama | 132 min

Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse: uma história sobre a dramática relação amorosa e aspirações políticas da Rainha Caroline e Johann Struensee, médico do desequilibrado Rei Christian VII. Eles sonham com um mundo melhor para o povo. Por intermédio da influência de Johann sobre o Governo do Rei, o poder da aristocracia é diminuído e reformas são introduzidas. Mas é somente uma questão de tempo antes que a corte retome o controle em nome do rei.

“O Reencontro” (2013), de Anna Odell – Suécia

Drama | 88 min

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Anna Odell, uma artista famosa, não foi convidada para o reencontro da turma da escola. Ela faz um filme sobre o que poderia ter acontecido se ela tivesse ido ao reencontro e confrontado seus ex-colegas, dos quais sofreu bullying. Mais tarde, ela mostra o filme para os ex-colegas de colégio, e documenta suas reações.

SERVIÇO
Festival de Cinema Europeu
Data: 09 a 14 de junho
Local: Centro Cultural de Aracaju (Praça General Valadão, 134 – Centro)

Cine Vitória (Rua Laranjeiras, 307 – Centro)

Entrada Franca

Fonte: Prefeitura de Aracaju