A segunda edição do Festival do Caranguejo foi encerrada no domingo (14) e os proprietários dos 26 bares e restaurantes que participaram estão comemorando o resultados. O evento atraiu turistas e movimentou a economia de Aracaju. Realizado pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o festival foi aberto no dia 3 de agosto com a Arena Gastronômica que foi montada na passarela que leva o nome do crustáceo, na Orla da Atalaia, e seguiu nos estabelecimentos.31f4935a-e27b-4345-b0cd-08d5a10c7c03

“O festival foi um sucesso, movimentou todos os bares e restaurantes envolvidos e gerou recursos. Foi a maior fonte de renda dos restaurantes neste mês.  Além de aquecer a economia, o festival ofereceu cultura e informação aos aracajuanos e turistas, através da programação musical, conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente, realização de oficinas gastronômicas e programação para crianças”, comemora o secretário da Semict, Fábio Andrade.

d19615e0-e903-4cf6-a667-3544b386c6b6Os estabelecimentos credenciados foram identificado através de mapas, placas e displays de mesa. “Tudo foi bem sinalizado e atraiu os turistas. O festival foi reconhecido nacionalmente e muitos estados estão observando Aracaju como modelo para fazer algo semelhante. Criamos oportunidades para o turismo desenvolver também na área gastronômica. A Semict conseguiu mais uma vez com o apoio de todos os parceiros realizar com sucesso mais este evento”, completa Fabio.

A movimentação do festival começou antes. “As pessoas já estavam ligando para o restaurante querendo saber mais sobre nosso prato que foi divulgado, ‘Cestinha de caranguejo com queijo’. A procura foi muito grande e ficamos satisfeitos com o evento, nossas expectativas foram superadas. O restaurante fica na Orla da Atalaia e tem apenas dois meses. Foi a melhor forma que encontramos para divulgar e apresentar à população”, vibra a gerente do Algo Mais, Tamara Nascimento, gerente do Restaurante Algo Mais.

Festival

66d462c7-d413-436b-86f0-a1ed98a70f3dEm Aracaju, o caranguejo tem passarela para desfilar e até um festival gastronômico em sua homenagem. A iguaria faz parte da cultura do aracajuano e turistas que se reúnem para comer caranguejo e se confraternizar.

A primeira etapa do festival foi realizada nos três primeiros dias, quando sergipanos e turistas apreciaram as delícias na Arena Gastronômica, que ficou montada em frente à Passarela do Caranguejo. Bares e restaurantes apresentaram seus pratos especiais, em porções menores e a um preço simbólico. Lá também foram realizadas oficinas culinárias, apresentações culturais e shows.

Nos estandes, houve espaço educativo-ambiental para crianças, artesanato sergipano e lançamento da grife e do livro de receitas do festival. Além do capricho na escolha do cardápio e na preparação, a apresentação dos pratos foi um capítulo à parte. Na segunda etapa, os  bares e restaurantes participantes ofereceram as opções criativas em seus endereços.

 “Mais de 400 pessoas foram envolvidas no festival, que coloca o mês de agosto no calendário turístico. Normalmente, o período é de baixa temporada, mas em função do festival, agências turísticas de estados vizinhos, como a Bahia, venderam pacotes de viagem direcionados para o período na capital sergipana”, explica Fábio Andrade.

Caranguejo Móvel

Além de degustar saborosos pratos no Festival do Caranguejo, os turistas que estiveram em Aracaju se divertiram no Caranguejo Móvel. O veículo percorreu a Orla da Atalaia e contagiou os passageiros com o clima sergipano: o autêntico forró.

“A gente entra no clima da festa desde o Caranguejo Móvel. Nunca vi nada parecido e estou amando tudo. Estou visitando Aracaju pela primeira vez e já quero voltar. Aprovei todos os pratos com caranguejo que provei e não esperava encontrar uma grande variedade assim”, elogia a professora Tereza Moura, de Santa Catarina.

O turista de Pernambuco, João Silveira, também aprovou uma das novidades desta edição do Festival do Caranguejo. “Já estive algumas vezes em Aracaju mas sempre encontro novidades. Achei tudo de muito bom gosto. O caranguejo está em todos os lugares da cidade”, diverte-se.

No dia 24 de agosto vai ser realizada a premiação dos melhores pratos do festival na Universidade Tiradentes (Unit), eleitos pelo curso de gastronomia.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Fredson Navarro