Fondue, o prato do inverno
Doce ou salgada, não importa, essa receita é perfeita para saborear com a família ou amigos nas noites frias
A receita de fondue de queijo é a mais tradicional
Vento frio, baixas temperaturas, aconchego. O inverno é assim… Momento perfeito para desfrutar as maravilhas das fondues. Isso mesmo, o correto é dizer ?das fondues?, pois a palavra é feminina. Os dias frios são esperados ansiosamente pelos que apreciam a fondue, não só pelo sabor do prato, mas pelo ritual que o envolve. Uma deliciosa ocasião de confraternização, onde as pessoas se reúnem em torno de uma panela ? aparelho de fondue.
Aparentemente complicada e requintada, a fondue consiste em uma mistura de creme que deve ficar sempre aquecido enquanto é consumido. A princípio era feito só com queijos e pão, mas hoje também são preparados nas versões de carne, frango, camarão, frutos do mar e peixe. A fondue de chocolate também é bem-vinda. Nesse caso, uva, morango e outras frutas picadas, como maçã, banana e abacaxi – e até pedaços de bolo (desde que consistente) – são mergulhados pelos convidados em um creme de chocolate quente. Enfim, são diversas as opções para saborear essa delícia de prato. E o melhor, pode ser oferecida como entrada, prato principal e sobremesa. Porém, em qualquer situação é uma verdadeira detonação de calorias, por isso não deve ser consumida com freqüência para não comprometer a boa forma.
E para quem deseja inovar vale a pena experimentar a fondue de filé que apresentamos aqui. Nesta versão cada convidado espeta pedacinhos de carne crua com o garfo e frita a seu gosto óleo fervendo, que deve ser servido no lugar do queijo (não tempere a carne com sal antes de fritá-la, isso faz com que ela solte a água e, consequentemente, o óleo irá espirrar).Depois é só mergulhar sua carne no molho que escolher – os molhos para acompanhar a fondue de carne podem ser vários. Experimente o Indiano que dará mais sabor ao prato. O mesmo processo pode ser utilizado para as fondues de camarão, lagosta e peixe. Em qualquer uma dessas versões fica saboroso. Humm… Dá para imaginar? Então, faça!
Receita da Semana
BOLO PELADO COM RECHEIO DE BRIGADEIRO
INGREDIENTES
*1 kg de filé mignon bem limpo
*1 litro de caldo de carne ou legumes
*1 bouquet garni (amarradinho de ervas)
*200 ml de vinho tinto seco
*2 ramos de alecrim
*Pimenta do reino
*Sal
MODO DE PREPARO
1. Corte a carne em cubinhos grandes. Tempere com sal, pimenta e alecrim e deixe alcançar a temperatura ambiente no recipiente que usará para servir.
2. Em uma panela (se a sua de fondue for apropriada, pode ser nela mesmo), coloque o caldo de carne, o bouquet garni e o vinho tinto e aqueça até ferver.
3. Coloque sobre o réchaud imediatamente. ?Cozinhe? os cubinhos de carne um a um, deixando-os imersos no caldo até que fiquem dourados.
4. Sirva com os molhos sugeridos ou com um molho da sua preferência (molhos de bernaise, tártaro, ervas e honey mustard).
Espero que tenham gostado… até a próxima semana queridos!
Beijos,
Osanilde Oliveira.
Filé mignon com cogumelos