Composição da mesa o presidente da Emsetu José Roberto Lima os professores da UFS IFS Lilian M. de Mesquita Alexandre e Jaime Barros e do  coord

Aconteceu nessa quarta-feira (25 de Setembro), no Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto (CEEP), a abertura oficial das comemorações ao Dia Mundial do Turismo, realizado pela Secretaria do Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). Professores e estudantes do curso de turismo das universidades, faculdades, do IFS e do CEEP estiveram presentes no evento.

Durante a abertura, foi realizada uma mesa redonda que teve como mediador o presidente da Emsetur, José Roberto de Lima Andrade, e ministrado pelos os professores da UFS, IFS, Lilian M. de Mesquita Alexandre e Jaime Barros e o coordenador de marketing da Emsetur, Carlos Nascimento. Foi abordado na mesa redonda o tema deste ano do dia Mundial do Turismo: ?Turismo e Desenvolvimento Comunitário? em seguida foi oferecido um coquetel preparado com produtos naturais feito pelos estudantes do curso de gastronomia do CEEP aos presentes.

O Dia Mundial do Turismo é promovido, como acontece todos os anos, pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Os professores palestrantes fizeram questão em suas apresentações mostrarem aos estudantes presentes a importância social, os diversos viés contraditórios e principalmente conscientizar a sociedade dos benefícios do turismo para as comunidades de destino. ?O turismo deve ser uma atividade benéfica para as comunidades de destino e os seus benefícios econômicos, sociais e culturais, em particular no que diz respeito à criação direta de emprego e renda e se for promovido de maneira adequada, ele pode ser um inestimável instrumento de progresso, de desenvolvimento de infraestruturas e de crescimento econômico?, ressaltaram.

O coordenador de marketing da Emsetur, Carlos Nascimento, mostrou que o desenvolvimento turístico exige que a comunidade local, seja o seu próprio protagonista com a participação concreta de parceiros sociais, institucionais e civis. ?Um destino turístico não é somente uma paisagem bonita ou uma infraestrutura confortável, mas antes de tudo é necessário promover um turismo que se desenvolva em harmonia com a comunidade. E principalmente mostra a esta comunidade o seu valor, de modo a poder compartilhá-lo com os turistas e transmiti-lo às gerações??.

Parceiros

O Dia Mundial do Turismo em Sergipe conta com a participação da Setur/Emsetur e das entidades ligadas ao setor que fazem o turismo em Sergipe e conta com o apoio da prefeitura de Pirambu, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e do CEEP.
Durante a programação acontecerá no Sábado (27 de Setembro), uma visita técnica no município de Pirambu em comunidades com possibilidades de desenvolver turismo comunitário. ?Sem a parceria da academia e do setor turístico do estado seria inviável realizar estas comemorações. O evento sempre é definido e voltado para os para os diversos profissionais do setor e principalmente dos estudantes e neste ano a nossa finalidade é mostrar que atividade turística é uma oportunidade de desenvolver de forma sustentável as comunidades nas quais está inserida?, disse o presidente da Emsetur, José Roberto de Lima Andrade.

Fonte: SETUR