pma multirão exercito saúde aedes 1

A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu durante este sábado, 12, a grande força tarefa “Todos contra o mosquito”. A ação contou com cerca de 160 pessoas, incluindo agentes Comunitários de Saúde, agentes de Endemias e com o reforço de 33 soldados do Exército, que percorreram juntos as ruas do bairro Santos Dumont. Além disso, a força tarefa contou com a participação da Defesa Civil Municipal e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsub). Foram realizadas duas mil visitas, em casas, estabelecimentos comerciais e terrenos para fazer o trabalho de orientação à população e a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Febre Chikungunya.

Além do combate aos criadouros do mosquito, o trabalho das equipes foi para intensificar a parte educativa de orientação à população, para manter a comunidade livre do vetor. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, a ação deste sábado teve como referência o número de pessoas doentes naquela localidade. “Identificamos muitos registros de pessoas adoecidas com os sintomas dessas três doenças no bairro Santos Dumont, e por isso intensificamos os trabalhos. Nessa força tarefa a expectativa de agentes que participaram foi maior que o esperado, conseguimos fazer um trabalho grandioso para que esse combate continue em casa, pois os moradores não podem ficar só esperando a visita dos agentes. É de responsabilidade do morador manter o ambiente de sua casa sem locais que sirvam de proliferação para o Aedes “, explicou.

Ainda segundo Taíse, os agentes ainda verificaram se havia pessoas no bairro com sintomas de uma dessas três doenças. “Essas pessoas foram orientadas sobre o encaminhamento para a rede de saúde. Precisamos da participação de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti, não só em suas residências, mas em toda a comunidade”, informou Taíse Cavalcante.

Para a moradora do bairro, Edjane Santos, os agentes e os soldados foram bem explicativos quanto a importância de se prevenir contra o mosquito. “Eu tenho lavanderia, mas sempre a lavo com água e sabão para que não prolifere o mosquito. Na minha família já teve pessoas que pegaram essas doenças e eu quero me prevenir. Gostei muito da forma que eles me explicaram o que fazer para orientar as pessoas que estão doente e também para deixar sempre minha casa limpa. Esse é um problema de todos nós, então, para acabar com o Aedes, é preciso que cada um faça a sua parte”, destacou.

Viviane Virgínia é dona de um estabelecimento do bairro e achou essencial essa alerta para verificar quais os locais que são mais propícios para o mosquito se proliferar. “Eu tenho um estabelecimento, não é a minha casa, mas foi bom os agentes passarem aqui também, pois qualquer lugar pode haver focos do mosquito. Gostei da iniciativa desses profissionais”.

Para o supervisor de campo, Genisson Barbosa, o auxílio dos soldados do Exército foi muito importante. “Com o exército auxiliando os moradores abriram mais as suas casas e não sofremos resistências, em muitas casas os moradores ficaram aguardando a a visita enquanto íamos em outras casas. Outro fator importante foi na questão do apoio e na eliminação dos focos e na forma de proceder um trabalho mais pesado, como de subir escadas para verificar caixas d?água, por isso, esse parceria foi muito gratificante”, pontuou.

Já o soldado do Exército, Vítor dos Santos Sena, achou essencial essa parceria para fortalecer o trabalho dos agentes e conscientizar a população para que cada um faça a sua parte. “Em muitas casas que visitei percebi que algumas pessoas estavam ou já estiveram com alguma dessas três doenças transmitidas pelo Aedes, isso mostra que é uma área em que o mosquito está instalado. É preciso alertar os moradores para eliminar esses criadouros”, ressaltou.

Fonte: SECOM Aracaju