carro da dengue   foto ana licia menezes 7

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uniu forças em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para combater o mosquito da dengue. Para isso, além dos mutirões com os agentes de endemias, as secretarias elaboraram ações com o fumacê. A intenção de eliminar o mosquito adulto dos bairros onde ocorre a maior incidência da doença.

“Depois de fazer a avaliação do índice de infestação e incidência da doença, então solicitamos ao Governo do Estado o ciclo do carro fumacê. O objetivo é a queda da transmissão da doença e é uma estratégia de emergência”, explica a coordenadora do Programa de Controle a Dengue da SMS, Taíse Cavalcante.

Segundo a secretaria, os bairros com alerta de Epidemia são Atalaia e Aeroporto. “Agora com o tempo mais frio as larvas do mosquito demoram a se desenvolver, geralmente no verão a larva vira mosquito em sete dias, em épocas de chuva, em 15. O fumacê foi dividido em quatro semanas com 23 bairros da capital que estão sob alertas médio e epidêmico na capital”, informa a coordenadora.

De janeiro até a última sexta-feira, 17, foram notificados 1.008 suspeitas da transmissão e 272 dessas notificações foram confirmadas com o diagnóstico. Os bairros Ponto Novo, Farolândia, Luzia, Grageru e Jabotiana foram identificados com o maior número de pessoas infectadas. “É dever população eliminar toda água limpa e parada de suas casas, os programas de combate existem para garantir a queda desses índices, mas a consciência da população é muito importante”, alerta Taíse.

Fonte: SECOM Aracaju