carnaval - galo da madrugada

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) realizou um criterioso trabalho, baseado nas avaliações feitas nos anos de 20132014 para contemplar os Blocos de Rua que desfilarão no Carnaval 2015. Entre os critérios exigidos está aqueles que cumpriram com o roteiro nos anos anteriores e que foram reconhecidos pela comunidade (popularidade), além daqueles que desenvolvem um trabalho sócio-cultural na comunidade. A aprovação foi estabelecida por uma comissão que dividiu em quatro categorias, o valor a ser destinado como apoio financeiro.

Capitais a exemplo do Rio de Janeiro, Fortaleza e Maceió apóiam os blocos de rua entre dois e oito mil reais, e Aracaju buscou manter o mesmo patamar, sem comprometer o orçamento em um ano de crise. Mas, apesar das dificuldades, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho orientou a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, para que o apoio fosse concretizado, respeitando os critérios da realização do evento. Entre os valores de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) até R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), mais de 90 blocos foram contemplados, sem anular os que estão entre os mais populares, a exemplo do Carro Quebrado e o Galo do Augusto Franco.

A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes destacou a importância do apoio afirmando que “a Funcaju ao apoiar as manifestações populares, e o Carnaval é uma delas, o faz com o propósito de valorizar as expressões do povo. Mas é preciso que a comunidade se conscientize que apoio não é patrocínio, e que cada bloco precisa, durante o ano, realizar atividades paralelas para uma cultura sustentável.”

Os blocos que alcançaram a aprovação por critério estão sendo fiscalizados pelo órgão, assim como aqueles que solicitaram oficialmente o reconhecimento para possível aprovação no ano posterior. A responsabilidade no cumprimento do desfile pertence a cada bloco, onde a liberação da segunda parcela estará condicionada ao cumprimento do roteiro.

Entre os blocos contemplados destacam-se: As Mariposas, Cachimblema, Dos Cabeçudos, Mamãe Quero Beber, Os Atrasadinhos, Os Indomáveis, Axé Quizomba, Unidos do Quilombo, Eterna Juventude, Nega Maluca, Nós Somos Assim, Pior é Nada, Saudoso Tuca, Unidos do Bairro América, Do Vicente, Folia do Lamarão, CarnaMares, Cheiro de Folia, Coroa Elétrica, Da Vitória, Do Molinho, Dos Artistas, Manoel Pereira, Unidos do Bomfim, Vermelho e Preto, Vigaristas, Xodozinho, Cordão da Paz, Eu & Você, Aclojon Folia, Afoxé Yá Ori, Afro Criliber, Agarradinhos, Alegria de Viver, Amigos da Cidade Nova, Antônio Meu Santo, As Abaladas, As Frutinhas, As Fuleirinhas, As Madalenas do Frevo, As Marias, Solteirões por Cinco Dias, K Legal, Balancê, Barão do Bomfim, Boi Doidão, Boneco de Pano, Buzu do Bugio, Caiçara, Caretas do Aribé, Da Eficiência, Do Batatinha, Dos Amigos, É Disso Que Eu Gosto, Gladiador, Gorezada, Haussas, Izabel Martins, Jardim Bahia, Jubiabá, Massa, Me Beija, Mela os Melados, Mulheres no Comando, Nem Luxo Nem Lixo, Nosso Crube Alegre e Contente, O Povo Brinca mas Com o Povo Não Se Brinca, OPS Mente, Os Caçarola, Os Dominados dos Bairros São Carlos e Cidade Nova, Os Ligeiros, Os Recicláveis, Rasga Tanga, Segura o Bicho, Unidos do Zé Conrado, Polvão, As Super Poderosas, dentre outros.

Fonte: SECOM Aracaju