phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br src21391a9ee89a280ba5e4260baf62a504 par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1434567036

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio do Núcleo de Produção Digital (NPDOV), promove nesta semana uma mostra especial composta apenas por títulos que contam a história de figuras nordestinas. A exibição, que foi iniciada na tarde de ontem, 16, na sala Walmir Almeida, Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) atraiu cinéfilos e curiosos a exemplo de Rosalvo Ferreira, que pela primeira vez entrou em um cinema.

“Eu nunca tinha vindo ao cinema e fiquei extasiado com a história contada na tela. Cresci escutando Luiz Gonzaga e assistir um filme que fala sobre nossa cultura é muito gratificante” falou Ferreira, que promete voltar outras vezes. O Homem que engarrafava nuvens, filme assistido por Rosalvo, fala da história do baião, através da ascensão e queda de um de seus maiores expoentes, o letrista e compositor Humberto Teixeira, também conhecido como o ?doutor do baião’, cuja direção é de Lirio Ferreira.

A história do filme, fez com que Belanizia Bispo recordasse a infância e muitas das travessuras e dificuldades vividas por ela e seus irmãos. “Eu amei o filme, ele me fez lembrar de muitas coisas vividas, entre elas a alegria de podermos festejar os dias de São João, São Pedro e Santo Antonio. Acho que mostras como essas devem ser realizadas com frequência, para oportunizar a nós um momento de vermos como nossa cultura é rica” disse.

Ao todo cinco filmes serão exibidos, entre eles constam O Rei da Munganga, que fala sobre a história do cantor Genival Lacerda; Josa, o vaqueiro do sertão; e os especiais Clemilda e Dominguinhos. De acordo com Rosangela Rocha, coordenadora do NPDOV, o propósito da mostra não é apenas promover cinema gratuito nem tampouco gerar uma discussão, mas sim despertar no público um novo olhar através do audiovisual fazendo com que ele se identifique com a história narrada na tela.

A mostra faz parte da programação do Fórum de Forró, que acontece nos dias 16, 17 e 18 no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). Na tarde de hoje serão exibidos os filmes: Josa, o vaqueiro do sertão e o Rei da munganga.

Fonte: Prefeitura de Aracaju