Neste domingo, 25, Sergipe assistirá à primeira partida de futebol americano feminino da história do esporte local. A partir das 9h no estádio Municipal Erinaldo de Carvalho, em Pirambu, as sergipanas do Confiança Alfa enfrentarão as cariocas da equipe Cariocas F.A pelo torneio End Zone, que também traz a marca do pioneirismo: é o primeiro torneio nacional de futebol americano feminino do país. Fundado em 2012 e formado atualmente por mais de 30 atletas, o Confiança Alfa é o representante do nordeste.
Jogadora e vice-presidente da Confiança Alfa, Marcelle Eloy destacou a preparação da equipe até o jogo histórico deste domingo. ?Foram dois anos de trabalho sempre em busca de uma competição nacional. Hoje somos o time mais antigo do nordeste na modalidade full pad, que abrange o uso de todos os equipamentos de segurança?, disse. Marcelle também mostrou conhecimento do time adversário, que corresponde a uma miscelânea de outras equipes.
?O ?Cariocas? é uma junção dos times do Fluminense, Botafogo e Vasco, e mesmo assim de outras duas modalidades futebol americano: a flag e a de areia?, explica. A jogadora destacou ainda o esforço das atletas pela consolidação da Liga Feminina de Futebol Americano (Lifefa), que está à frente da inédita competição nacional. ?Para este ano temos quatro participantes, que são Cariocas FA, Cuiabá Angels e Brasília Amazonas, além do Confiança Alfa. Mas outros times de outros estados já se manifestaram e devem participar no ano que vem?.
Antes de estrear o futebol americano feminino em Sergipe, as atletas do Confiança Alfa também fizeram, contra o Maceió Harpias, o primeiro jogo da modalidade na região nordeste. A partida foi em junho de 2013 em Maceió e terminou com vitória das sergipanas: 28 a 6.
Fonte: Portal Infonet