acidente-araua-31-08-2014

Um grave acidente frontal entre um carro de passeio e um caminhão foi registrado na manhã de domingo na rodovia federal BR 101, Km 171, no povoado Progresso, município de Arauá. Em virtude da violência da colisão, o motorista do carro, identificado como Fábio Augusto de Oliveira, 34 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outras três pessoas que estavam no mesmo veículo ficaram presas às ferragens, mas foram resgatadas com vida por agentes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O condutor do caminhão, que não teve o nome divulgado, também ficou preso, foi resgatado e encaminhado para o setor de trauma do Huse.

Com o impacto, o caminhão, que estava carregado com centenas de garrafas de iogurte, pegou fogo e outras equipes do CBM, instaladas em uma base localizada no município de Estância, foram acionadas para controlar as chamas e evitar agravamento do acidente. Conforme relatos de populares e demais motoristas que flagraram o momento do impacto, todas as vítimas que estavam no carro voltavam de uma festa realizada no município de Lagarto e seguiam para a cidade de Esplanada (BA), cidade natal do motorista. Peritos estão estudando o caso para identificar os principais motivos que contribuíram para o sinistro. Entre as possibilidades estaria uma ultrapassagem irregular, consumo de bebida alcoólica pelo motorista do carro, ou este mesmo condutor teria dormido ao volante.

De acordo com o publicitário e testemunha do acidente, Lucas Araújo, o carro conduzido por Fábio Augusto estava transitando na pista com velocidade acima do permitido e ultrapassando alguns veículos a sua frente. ?Eu estava a poucos metros dele no momento que se chocou com o caminhão. De onde estava, creio que uns 100 metros, pude ouvir o barulho de buzina e uma freada forte. Tentamos ajudar enquanto os bombeiros não chegavam, mas era arriscado demais para todos nós porque o caminhão começava a pegar fogo e poderia explodir?, disse. Para auxiliar no salvamento das vítimas e interdição temporária do fluxo de veículos, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local.

Enquanto as equipes de resgate não chegavam, populares tentaram saquear parte da carga de iogurtes, mas foram logo impedidos pelas chamas que aumentavam a cada instante. Conforme declarações dos moradores das cidades de Arauá e Estância, este trecho tem se tornado perigoso para pedestres e condutores de veículos em virtude da ausência de quebra molas, ou demais redutores de velocidade. Este sinistro registrado no último dia do mês teria sido o quarto só em agosto, e o terceiro com registro de vítima fatal em 2014. Para o agricultor José Evilázio Barreto, enquanto os motoristas não passarem a respeitar as sinalizações presentes nas placas, outros acidentes devem ocorrer no KM 171.

?Realmente não tem radar e quebra mola, mas a gente que anda muito por aqui estamos acostumados a observar muitos motoristas correndo e não respeitando nem os carros, muito menos a gente que estamos a pé ou de carroça. Eu não vi na hora da batida, mas quando vi um monte de gente junto e a fumaça já sabia que era acidente. Aqui é direto?, declarou o estanciano. Todas as vítimas receberam os primeiros socorros no local do acidente e foram encaminhados para o Huse. Nenhuma das quatro vítimas resgatadas apresenta risco de morte.

Fonte: Por Milton Júnior (Aracajufest)