guarda municipal atua no forro caju

O primeiro dia do tão aguardado Forró Caju 2014 teve a marca da segurança e da tranquilidade. Os forrozeiros curtiram o forró até o amanhecer sob o clima de paz, graças à atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) que trabalhou para garantir a realização do evento e a integridade de todos que participaram da festa. Cerca de 350 guardas municipais (GMs) foram distribuídos em vários pontos do circuito, para prevenir e coibir qualquer situação que colocasse em risco às pessoas que compareceram a Praça de Eventos Hilton Lopes.

O plano de emprego elaborado para esta edição do Forró Caju foi efetivamente aplicado. Uma parte do efetivo foi empregada nos três portões de acesso à festa, situados na avenida Coelho e Campus, na rua de Santa Rosa e na Rampa do Mercado Albano Franco. Todos que ingressaram no circuito foram revistados. Segundo o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, o procedimento, que será realizado durante todos os dias do Forró Caju, tem o objetivo de impedir a entrada de pessoas portando armas, objetos cortantes, recipientes de vidros e drogas.

Na arena, onde as pessoas dançaram forró, patrulhas e patrulhões dos grupamentos Ronda da Capital (Rondac) e Grupo Tático Operacional (GTO) fizeram as intervenções preliminares de ocorrências. Em pontos estratégicos foram empregadas 10 equipes em plataformas de observação, prevenindo qualquer movimentação que ameaçasse a tranquilidade do evento.

Sobre a primeira noite de festa, o coronel Ensilson Aragão disse que o trabalho foi realizado dentro do que foi previsto. “A avaliação que nós fazemos é extremamente positiva, haja vista que a Guarda vem cumprindo com o que ficou planejado posicionando-se estrategicamente nos pontos que foram determinados. A Guarda Municipal cumpre seu papel de servir à comunidade aracajuana, aos turistas e aos visitantes e nós entendemos que a expectativa em segurança deu tranquilidade àquelas pessoas que visitaram o circuito do forró caju 2014”, finalizou.

Ocorrências

Não foi registrada nenhuma ocorrência de grande envergadura. Apenas duas pessoas foram detidas por porte de substâncias entorpecentes. Um homem e um adolescente foram flagrados com trouxas de maconha, uma pequena quantidade de cocaína e pedras de crack. Também foi registrado um Termo de Ocorrência Circunstanciado (TOC) por desacato a uma equipe da GMA. Todos os casos foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil instalada no evento, onde foram tomadas as providências cabíveis.

Fonte: SECOM Aracaju