Sergipano de 13 anos foi selecionado para disputar a tradicional competição organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Ele também vai correr nos Campeonatos Europeu e Mundial de Kart

O sergipano Guilherme Figueiredo foi um dos destaques do kartismo nacional em 2017, e agora, vai alçar voos mais altos em 2018. O piloto de 13 anos será um dos dois representantes brasileiros no CIK-FIA Academy Trophy, importante campeonato promovido pelo órgão responsável pelo kartismo da Federação Internacional de Automobilismo (CIK-FIA).

Ao todo serão 51 pilotos de cerca de 40 países diferentes, todos nomeados pelas Confederações locais, segundo seus resultados e outros critérios técnicos. O campeonato é composto por três etapas, começando entre os dias 3 a 6 de maio, em Salbris, na França, depois segue para Lonato, na Itália, entre os dias 13 a 15 de de julho, e a etapa final está marcada para os dias 7 e 9 de setembro, em Genk, na Bélgica.

A competição tem o objetivo de revelar novos talentos para o automobilismo internacional, e para isso, todos os participantes (com idades entre 12 e 14 anos) têm à sua disposição o mesmo equipamento, que neste ano será fornecido pela Expirit (fabricante italiana de chassis), motores Vortex e pneus LeCont.

“Fiquei muito feliz com a indicação da CBA para a vaga no Troféu Academy. Vou enfrentar pilotos do mundo todo, representando meu país e o Estado de Sergipe. Sei que o desafio é grande, o equipamento é igual para todos, então as disputas serão bem equilibradas, mas vou me esforçar bastante para fazer bonito lá”, comentou Gui Figueiredo.

Temporada europeia

Além das 3 etapas do Troféu Academy, Guilherme terá um intenso calendário no Velho Continente. O sergipano vai disputar o Campeonato Europeu de Kart – que acontece em 4 etapas, passando por Itália, Inglaterra, Alemanha e França – e o Campeonato Mundial, em setembro, na Suécia, além de algumas corridas preparatórias.

Pela categoria OK-Junior, Figueiredo será um dos pilotos da Kart Republic, fábrica italiana de chassis, que tem Dino Chiesa como chefe de equipe. O italiano é reconhecido como um dos maiores nomes na formação de pilotos do kartismo mundial, tendo sido responsável pelo início das carreira de Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Max Verstappen, para citar apenas alguns nomes. Por isso, Gui aposta que esse será um ano de muitos aprendizado e evolução.

O primeiro desafio de Guilherme na Europa já é nesta semana. Ele vai disputar a 29ª edição do Trofeo Andrea Margutti, em Lonato, na Itália. Ao todo, são 48 pilotos inscritos na categoria OK-Junior, por enquanto. Os treinos na pista começam nesta quarta-feira, enquanto na sexta será realizada a tomada de tempos. No sábado, acontecem as corridas eliminatórias. Já no domingo, a corrida pré-final define a ordem da grande final, cujo resultado determina o campeão do evento.

“Estou realizando um sonho por correr na Europa neste ano, numa das mais importantes equipes, e podendo contar com a orientação do Dino Chiesa, que é um mestre do kart. Estou ansioso também, será um ano de muitas novidades, desafios, mas vou trabalhar bastante para que seja uma temporada de muito aprendizado e bons resultados”, concluiu o piloto, que já se encontra na Itália.

Gui Figueiredo tem o apoio do Banese Card, Maratá, Banese Corretora de Seguros e Restaurante Karrancas.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado

Responsive image