A depressão se configura como um grande vilão na sociedade. Ela pode iniciar em pessoas que sofrem de doenças como diabetes, câncer, hipertensão e enfermidades renais, e pode ser prevenida através de hábitos simples, como os alimentares e a prática de atividades físicas.
De acordo com a psicóloga Camila Sousa, a depressão atinge o indivíduo não só emocionalmente, como também os eletrotransmissores do cérebro, e o caminho para a prevenção está na busca pelo bem estar.
?Mesmo que a pessoa não faça apenas o que gosta, ela tem que tentar praticar atividades que sejam atrativas. É importante também o apoio da família e dos amigos, e algo que dê sentido a vida, a exemplo da fé ou de alguma religião?, explica Camila, acrescentando que o indivíduo deve se apegar a algo que dê sentido a vida.
Incidência
Para a psicóloga, o número de casos de depressão vem aumentando e a causa é o modo de vida da sociedade, pois esta busca cada vez mais valorizar o bem material. Ela conta também que a forma que as pessoas encaram a vida pode ser um fator que facilita a aquisição da depressão. Como conselho, a profissional diz que uma das formas de combater a doença é olhar sempre o lado positivo da vida.
O psicólogo da linha cognitiva comportamental Gledson Lima reforça essas ideias. Ele conta que, de acordo com o estudo epidemiológico, a doença incide mais em mulheres. Para ele, a doença tem o propósito de autoeducação e o caminho para fugir dos problemas é a ressignificação das questões.
Depressão
A depressão pode iniciar quando um indivíduo perde o prazer de fazer atividades que gostava, informa a psicóloga. ?A doença é um conjunto de sintomas que se mantém durante um tempo. Quando a pessoa percebe que não consegue superar esta situação sozinha, é o caso de procurar um profissional?, indica Camila Sousa, que recomenda o acompanhamento de um psicólogo em casos de depressão.
Fonte: infonet.com.br/saude