Com a chegada da terceira idade, o cuidado com a imunidade deve ser redobrado. Pois, o organismo pode ser acometido por doenças que na idade jovem e adulta eram combatidas pelo sistema imunológico. Diante disso, a clínica de geriatria integrada – Espaço Ativo, em parceria com a CEMISE-VACINAS iniciou, na manhã desta terça-feira, 25, a imunização dos idosos. Na próxima sexta-feira, 28, outro grupo de idosos será imunizado.

Os idosos estão recebendo três tipos de vacina: para Gripe Quadrivalente, que protegerá contra os quatros tipos de vírus de gripe circulantes (H1N1,H3N2 e 2 tipos de influenza do tipo B), a Prevenar 13, que oferece maior cobertura contra doenças pneumocócicas invasivas; e a Zostavax, contra o vírus varicela-zóster, causador da herpes-zóster, doença associada a complicações sérias como a Neuralgia pós-herpética.

Segundo a geriatra Juliana Pereira, a vacinação é considerada uma rotina pela Sociedade Brasileira de Imunizações. “Todos aqueles com idade igual ou superior a 50 anos devem fazer essa vacinação contra algumas doenças que são invasivas e que levam a hospitalizações e até mesmo ao óbito”, relata.