Foram inauguradas ontem, 21, as instalações físicas do Núcleo de Petróleo e Gás (NUPEG) que contou com as presenças do vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS/SE), André Maurício de Souza e o gerente geral da Petrobras de Sergipe/ Alagoas, Luiz Robério Silva.
Orçadas em R$ 20 milhões, as obras foram custeadas com recursos do Fundo Setorial do Petróleo e do Gás Natural (CT-Petro) e da própria Petrobras e abrigará oito laboratórios multiuso para servir aos mais diversos cursos.
Para o vice-reitor da UFS, André Maurício de Souza, nem bem foi inaugurado, o núcleo já tem perspectiva de crescimento. ?Todos sabem que a área do petróleo tem sido a alavanca do nosso estado e ela como outras, há uma necessidade de inovação, formação, e precisamos de pessoas altamente competentes para competir com o mundo inteiro, porque a Petrobras é uma das maiores do mundo. Outras empresas também já tem interesse de vir para a Nupec como uma empresa Britânica que vai investir R$ 15 milhões nesse núcleo?.
Ainda segundo André Maurício de Souza, após a inauguração, o núcleo já poderá ser usufruído pelos pesquisadores. ?A partir de hoje foi entregue aos pesquisadores e eles vão então pegar as salas, ver as necessidades, os instrumentos e vai depender da dinâmica de cada grupo, porque faltam ainda equipamentos a serem comprados. Temos envolvidos neste núcleo 12 cursos totalizando três mil estudantes de graduação e em torno de 500 estudantes de mestrado e doutorado que vão estar envolvido diretamente neste núcleo?, diz.
A parceria entre Petrobras e Universidade Federal foi firmada em 2006. De lá para cá, alguns cursos [Engenharia de Petróleo, Pesca, Geologia, Ambiental, Mecânica e de materiais] foram criados neste período para atender as necessidades acadêmicas.
O gerente geral da Petrobras Sergipe/ Alagoas, Luiz Robério Silva, destacou a importância do núcleo para o desenvolvimento econômico do Estado.
?A indústria de petróleo e gás é muito dependente de tecnologia cada vez maior nesse processo onde a gente produz petróleo com características diferentes, equipamentos diferentes e em condições cada vez mais desafiadoras. O desenvolvimento tecnológico e a capacitação de pessoas são fundamentais e nesse processo de produção de petróleo e gás no estado, ter aqui na universidade próximo à nossa unidade de operação, um núcleo que vai pesquisar soluções para o nosso problema que nós encontraremos é de fundamental importância para a gente produzir petróleo de forma rentável, segura, com desenvolvimento social e econômico no estado?.
Fonte: Infonet