Países de todo o mundo celebram em 24 de abril o Dia Internacional do Jovem Trabalhador.  O objetivo é destacar a importância dos jovens no mercado de trabalho e quebrar preconceitos sobre a contratação sem experiência para que os empregadores entendam, cada vez mais, que a juventude tem muito a acrescentar às empresas.

Em Sergipe, a data está sendo marcada por uma programação especial voltada aos jovens atendidos pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), instalado no Shopping Jardins em Aracaju. Só neste primeiro ano de atuação no Estado, o IJCPM – que tem como foco auxiliar na formação de cidadãos mais conscientes e conectados com o atual mercado de trabalho – abraçou os sonhos de mais de mil jovens sergipanos e oportunizou a entrada de 72 deles na vida profissional.

“O nosso objetivo é proporcionar a esses jovens oportunidades de crescimento intelectual e profissional, ofertando uma formação cidadã e, também, uma qualificação para o mercado de trabalho. É o nosso jeito de promover equidade”, destaca a coordenadora de Projetos Sociais do IJCPM, Débora Guerra.

Foi com o sonho de mudar de vida que a jovem Thyna Faria Alves, 18 anos, ingressou no Instituto para realizar o curso básico de Informática, em 2017. Gostou tanto da experiência que participou, também, do módulo avançado da disciplina e dos cursos de Recepcionista e de Empregabilidade. Hoje ela atua como auditora na administração do Shopping Jardins, cargo que ocupa com orgulho. “Foi uma oportunidade única pra mim. Agora, eu já posso sonhar em fazer a minha faculdade de Psicologia, em construir uma carreira profissional. É realizador”, afirma Thyna.

Junto a outros três jovens trabalhadores do IJCPM, na manhã desta terça-feira (24), Thyna compartilhou sua experiência no mercado profissional com cerca de 30 estudantes do Instituto. “No começo pode ser complicado conciliar o curso, a escola e o trabalho, mas com o tempo e com força e determinação a gente consegue”, aconselhou.

Para a assistente da Coordenação do IJCPM em Sergipe, Danielle Abreu, o bate-papo entre jovens egressos e alunos do instituto cumpre um papel importante: o da inspiração. “Hoje eles aprenderam com o relato de quem já passou pelos processos de seleção, como se portar nas entrevistas, a importância de persistir no emprego, apesar das dificuldades, e outros pontos importantes para a sua formação. Trazer esses exemplos, permitir a eles que se enxerguem nos outros que já estão no mercado, além de ser inspirador, serve como aprendizado”, explica Danielle.

Dando continuidade à programação alusiva ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, na tarde desta terça-feira (24), a psicóloga Alessandra de Araújo esteve na sede do Instituto para conversar com os jovens sobre “Onde você quer chegar? O que as empresas buscam e o que esperam dos colaboradores?”. E na quinta-feira (26), o IJCPM irá realizar um bate-papo com psicóloga Adriana Teixeira sobre o tema “Desenvolvendo a sua melhor versão, através das emoções”.

Cursos gratuitos

No dia 7 de maio, serão iniciadas turmas para os cursos de “Vendedor para Shopping Center” (vagas esgotadas) e “Cidadania, Reflexões Numéricas e Comunicação Oral”. As atividades são voltadas a jovens de 16 a 24 anos, estudantes ou egressos de escolas públicas.

Para concorrer a uma vaga no curso “Cidadania, Reflexões Numéricas e Comunicação Oral”, o candidato deve ir até a sede do IJCPM, localizada no Shopping Jardins, levando uma cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola de que está cursando o ensino médio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de maio.

O Instituto JCPM

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social existe desde o final de 2006. Hoje, tem atuação em quatro Estados (Pernambuco, Bahia, Ceará e Sergipe) e conta com seis unidades no total. São foco do IJCPM moradores de comunidades vizinhas às unidades de negócios do Grupo JCPM, que tenham entre 16 e 24 anos, estudantes ou egressos do Ensino Médio em Escolas Públicas. Mais de 20 mil pessoas já foram beneficiadas por alguma iniciativa do IJCPM.

Em Aracaju, o Instituto JCPM fica na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215, bairro Jardins.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado

Responsive image